Se reidrate no verão

Se reidrate no verão

Atualizado: Segunda-feira, 10 Outubro de 2011 as 10:26

No calor, é fácil suar demais com exercícios ao ar livre ou uma prática vigorosa de Yoga. Mas se perder mais líquido do que repuser, pode ficar desidratado. Os sinais do problema incluem boca seca ou viscosa, ou urina mais escura do que o normal. A desidratação também pode apresentar sintomas desconfortáveis como tontura, câimbras, náusea ou palpitações que, se não tratados, podem se tornar perigosos.

Apesar de a água pura ser geralmente tudo o que se precisa, às vezes é interessante batizar sua bebida, especialmente no calor.

Bebidas esportivas têm o duplo papel de recarregá-lo com carboidratos e repor eletrólitos (sais e minerais como sódio e potássio) que você suou durante exercícios prolongados e extenuantes. Provavelmente não precisa se preocupar em perder eletrólitos em uma malhação leve, mas se está planejando uma longa caminhada ao sol ou uma prática de Yoga forte, talvez seja interessante ingerir uma bebida rica nesses nutrientes.

Carrie Demers, médica, diretora do Himalayan Institute Total Health Center, na Pensilvânia, ensina a fazer uma bebida esportiva caseira que inclui sal, que é composto dos eletrólitos sódio e cloreto. “É mais hidratante que água pura porque o corpo não eliminará”, ela diz. “Ficará nos tecidos.” Para ajudar mais ainda a reter a água, o sal estimula a sede, então você deverá beber mais líquidos. A receita também usa mel, uma fonte energética de carboidratos e doçura, o que torna delicioso atingir sua meta diária de H2O.

Bebida esportiva feita em casa

Ingredientes

½ colher (chá) de mel 1 copo de água quente suco de ¼ de limão  1 pitada de sal

Modo de fazer

Combine os ingredientes, mexa e esfrie a bebida na geladeira. Beba durante ou depois de fazer exercícios.

veja também