Secretaria da Saúde mede dependência de álcool e outras drogas

Secretaria da Saúde mede dependência de álcool e outras drogas

Atualizado: Segunda-feira, 23 Junho de 2008 as 12

A Secretaria da Saúde de São Paulo vai às ruas a partir da próxima segunda-feira, 23 de junho, medir a dependência dos paulistanos em relação a substâncias psicoativas. O objetivo é orientar a população sobre os perigos do álcool, cigarro e outras drogas e encaminhá-los para tratamento especializado, se necessário. As ações serão desenvolvidas por profissionais do Cratod (Centro Estadual de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), ligado a Secretaria, sempre das 9h às 15h.

Na segunda-feira a ação será no Pátio do Colégio. Na quinta, será a vez da estação Barra Funda da CPTM e, na sexta, em frente à Fatec. Além de receber panfletos informativos, a população poderá realizar o teste do bafômetro, que mede a quantidade de álcool no sangue, e também responder a um questionário que irá avaliar o grau de dependência em relação a essas substâncias.

O teste verifica, por exemplo, quantas vezes o usuário sentiu desejo ou urgência de consumir bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas, ou se o consumo já resultou em algum problema social, de saúde ou financeiro. Dependendo da pontuação do teste a pessoa terá uma orientação sobre os riscos dessas substâncias ou será encaminhada para tratamento no próprio Cratod ou nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) especializados em álcool e drogas.

"É uma ação muito importante para buscar na rua pessoas que talvez não saibam que são dependentes. Queremos identificá-las, orientá-las e oferecer ajuda, para evitar que o problema se agrave", afirma Luizemir Lago, diretora do Cratod.

Inaugurado em 2002 no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo, o Cratod é o principal centro público para tratamento de usuários de substâncias psicoativas do Brasil. Oferece atendimento ambulatorial multidisciplinar, com médicos, psicólogos, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Cerca de 2.000 dependentes estão em tratamento atualmente na unidade, 60% por alcoolismo.

O Pátio do Colégio fica na praça Pátio do Colégio, 2, centro da cidade. A estação Barra Funda da CPTM fica na rua Mário de Andrade, 664, na Barra Funda. E a Fatec fica na praça Coronel Fernando Prestes, 30, no Bom Retiro.

Postado por: Claudia Moraes

veja também