Secretaria da Saúde oferecerá testes gratuitos de hepatite em SP

Testes gratuitos de hepatite serão oferecidos nesta sexta (2) em SP

Atualizado: Quinta-feira, 1 Agosto de 2013 as 10:51

Na próxima sexta-feira (2), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo proverá no Dia Mundial contra as Hepatites Virais mutirão de testes gratuitos para diagnóstico de hepatites B e C na região central de São Paulo.
 
Dia Mundial contra as Hepatites ViraisO horário será das 9h às 16h e contará com profissionais que farão plantão no Instituto Clemente Ferreira (rua da Consolação, 717) para a realização dos exames. Serão oferecidos também, testes para detecção de HIV e sífilis.
 
As Hepatites B e C são transmitidas por meio de relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada, da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou amamentação, ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings, por transfusão de sangue contaminado.
 
Segundo Maria Clara Gianna, coordenadora do CRT-DST/Aids, é muito importante que as pessoas realizem o teste e saibam se estão ou não infectadas, pois o diagnóstico precoce é fundamental para tratamento e controle da doença.
 
A OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que cerca de 3% da população mundial estão infectadas com o vírus da  hepatite C, e 170 milhões de pessoas são portadoras da forma crônica da doença.
 
 
Com informações de: UOL

veja também