Secretaria de Saúde inaugura ambulatório psiquiátrico em SP

Secretaria de Saúde inaugura ambulatório psiquiátrico em SP

Atualizado: Terça-feira, 10 Agosto de 2010 as 5:07

A Secretaria Estadual de Saúde inaugurou nesta terça-feira (10) o AME (Ambulatório de Especialidades Médicas) de Psiquiatria. Localizada na Vila Maria, zona norte da capital, a unidade dá início a um novo modelo de atendimento nessa especialidade na rede pública de saúde, segundo o governo estadual.

O ambulatório será responsável por casos mais graves do que os atualmente atendidos nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), mas que não necessitem de internação.

Serão atendidos portadores de depressão e de transtornos psicóticos, como esquizofrenia ou bipolaridade, além de dependentes de álcool e drogas. Além dos psiquiatras, atuarão no AME psiquiátrico fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

Os pacientes serão encaminhados por outras unidades de saúde, mas ainda não foram divulgados os critérios que serão usados para definir quais pessoas irão para os Caps e quais irão para o AME.

Atualmente, prevalece no país política de saúde mental baseada no modelo de psiquiatria de comunidade, nos Caps, voltados à ressocialização e implantados de acordo com os preceitos da reforma psiquiátrica. Médicos que apoiaram a criação do novo ambulatório defendem modelo mais medicalizado que o vigente nos Caps.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também