Segundo especialista, chocolate e refrigerante podem ser saudáveis

Chocolate e refrigerante podem ser saudáveis

Atualizado: Sexta-feira, 6 Setembro de 2013 as 11:48

Já foi discutido muito sobre o consumo de chocolates e refrigerantes e os impactos para a saúde. Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Paulo Giorelli, explica que o açúcar tem, sim, benefícios - só precisa ser consumido com equilíbrio.
 
"Todo excesso é prejudicial, mas o açúcar é ótimo para dar energia e conservar alimentos industrializados. Deve ser consumido em quantidades que não ultrapassem 10% do valor calórico total de uma refeição", recomenda Giorelli.
É recomendável como quantidade máxima de açúcar em um dia o correspondente a 10% do valor energético total. Segundo Giorelli, isso significa quatro a seis colheres de chá em 24 horas. "O açúcar é como a gasolina do organismo: é convertido em energia assim que chega à corrente sanguínea", diz o diretor da Abran.
 
chocolate pode ser saudávelA boa notícia para os fãs desses alimentos, é podem fazer parte de um estilo de vida saudável, se consumidos em quantidades compatíveis com o gasto energético de cada pessoa. Ou seja, com uma alimentação equilibrada aliada à prática regular de atividades físicas, não é preciso evitar o prazer do açúcar. Para aqueles que consomem doces em grandes quantidades, no entanto, Giorelli sugere tentar substituir o açúcar.
 
Para quem tem diabetes e por aqueles que tem propensão à diabetes, o consumo deve ser acompanhado por um profissional. "O açúcar é um carboidrato simples, o que significa que é rapidamente incorporado pelo organismo. Se consumido sem controle, pode causar doenças, além da obesidade", afirmou Giorelli.
 
 
 
 
 
Com informações de: Terra 

veja também