Segundo estudo, alimentos gordurosos causam sonolência diurna.

Alimentos gordurosos causam sonolência diurna

Atualizado: Segunda-feira, 13 Maio de 2013 as 8:09

De vez em quando, variar no cardápio do dia a dia, é bom. O problema é quando isso vira continuo, podendo trazer problemas a saúde. Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina Penn State, diz que alimentar-se de alimentos e lanches gordurosos,  poderá ter cansaço e sonolência diária. As informações foram divulgadas pelo jornal Huffington Post.

A ingestão de  maiores quantidades de gorduras causam sono diários, enquanto carboidratos dão agilidade.

"A sonolência diurna excessiva e fadiga estão muito presentes no mundo moderno e seguem em ascensão. Parece que uma dieta rica em gordura diminui agudamente a atenção, o que pode ter um impacto sobre as capacidades individuais e até a segurança pública", afirmou o professor Alexandros Vgontzas, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

O estudo analisou 31 pessoas saudáveis, com idades entre 18 e 65 anos.  Os voluntários passaram quatro noites no laboratório e tiveram seus hábitos alimentares e de sono registrados pelos pesquisadores. O resultado demonstrou uma relação entre a sonolência e gordura e carboidrato, mesmo após considerar fatores como idade, IMC, ingestão calórica e tempo de sono noturno. No entanto, os pesquisadores não encontraram vínculo entre sono e o consumo de proteína.  

alimentos gordurososConfira os alimentos que estão na lista:

Peixes fritos

Os peixes fritos são a pior opção, podendo conter até 138 gramas de gordura, o suficiente para três dias

Saladas
Salada não pode ser uma escolha errada, certo? Não é bem assim. Algumas versões levam ingredientes como bacon, frango frito, batata frita, molhos cremosos, croutons, queijos e ovo e acabam se tornando um prato extremamente gorduroso.

Hambúrguer
O hambúrguer pode ser parte de uma dieta saudável, dependendo das coberturas, métodos de cozimento e tipo de pão. Porém, o maior problema dos hambúrgueres atualmente é o tamanho. Uma porção de carne deve ter cerca de 85 g e ser do tamanho de uma carta de baralho, padrão que não é utilizado na maioria dos estabelecimentos.

Sanduíches
Pizza burguer, quesadilha burguer, x-tudo, os nossos desejos por alimentos gordurosos nos levaram a experimentar todos os tipos de combinações malucas. Mas, como acontece com as saladas, os ingredientes complementares dos lanches acabam muitas vezes potencializado seu índice calórico e a quantidade de gordura.

Shakes
Shakes e smoothies podem ser saudáveis, mas geralmente estão carregados de gordura e açúcar. Um milk-shake que leva sorvete de chocolate, leite e manteiga de amendoim, por exemplo, pode ter cerca de 130 gramas de gordura, o equivalente a 68 fatias de bacon

Frango frito
O frango, normalmente visto como uma opção saudável, pode ser um alimento muito gorduroso. Uma refeição que inclui três pedaços de frango empanado frito com um acompanhamento e uma fatia de torta de nozes pode somar até 108 gramas de gordura.

Com informações de :Terra

veja também