Segundo nutricionista, consumir três colheres de aveia por dia, reduz o colesterol e ajuda emagrecer.

Os benefícios da aveia

Atualizado: Segunda-feira, 1 Abril de 2013 as 7:50

 

Emagrecer é fácil para alguns, e difícil para outros. Para quem deseja perder uns quilinhos, a primeira ação é fechar a boca, mas esse não é o caminho correto. O que precisa levar em consideração, é a quantidade de de alimentos durante as refeições. Um alimento benéfico e saudável para o consumo é aveia, além de alguns benefícios, é capaz de promover a saciedade.
 
Rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras, a aveia ainda melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue.
 
É possível acrescentar a aveia em frutas, sucos ou vitaminas e em receitas de tortas, quiches, pães e almôndegas. “Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, três colheres de sopa. Além disso, é indicado tomar de cinco a seis copos de água por dia, senão ela causará efeito contrário, que é a obstipação (prisão de ventre)”, orienta a nutricionista Vivian Goldberger.
 
Aveia
Conheça os tipos de aveia e acrescente no cardápio.
 
Farinha – obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa para substituir a farinha de trigo.
 
Em flocos – o grão é prensado integralmente, um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.
 
Farelo – esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães e bolos.
 
 
 
 
Com informações de: Bolsa de Mulher 

veja também