MENU

Saúde

Segundo pesquisa, vinho tinto reduz risco de câncer

Bebida consumida com moderação pode ter efeitos saudáveis

Fonte: Guiame, com informações de TerraAtualizado: quarta-feira, 29 de abril de 2015 19:04
Vinho tinto
Vinho tinto

Pesquisas anteriores recomendam tomar uma taça de vinho tinto por dia para benefícios ao coração. A recomendação não mudou. Segundo cientistas, a bebida promove benefícios surpreendentes desde que consumida com moderação. De acordo com recomendações dietéticas para americanos, é indicado um vidro de 5 onças para as mulheres e até duas taças de 5 onças para os homens. 

Confira os benefícios que o vinho tinto tem a oferecer à saúde.

1. Promove a longevidade
Pesquisadores da Escola Médica de Harvard confirmaram que o resveratrol, um composto encontrado na pele das uvas vermelhas, possui benefícios anti-envelhecimento, estimulando a produção de uma proteína que protege o corpo contra doenças causadas pelo envelhecimento.

2. Melhora a memória
O resveratrol também ajuda a melhorar a memória a curto prazo. Após 30 minutos de teste, os estudiosos descobriram que os participantes que tomam suplementos dessa substância tiveram um aumento significativo na retenção de palavras e mostraram um desempenho mais rápido no hipocampo (a parte do cérebro associada com a formação de novas memórias, aprendizagem e emoções).

3. Reduz o risco de doença cardíaca
Um estudo de 2007 sugere que compostos achados em taninos do vinho tinto auxiliam na saúde cardiovascular. Os vinhos produzidos em áreas do sudoeste da França e da Sardenha, onde as pessoas tendem a viver mais tempo, têm particularmente altas concentrações deste composto. Uma pesquisa da Harvard School of Public Health afirma que bebedores moderados são menos propensos a ter um ataque cardíaco.

4. Promove a saúde dos olhos
Um estudo islandês descobriu que os bebedores moderados têm 32% menos probabilidade de desenvolver catarata do que pessoas que não bebem.

5. Diminui o risco de câncer
A proteína na casca da uva pode matar células de câncer, de acordo com cientistas da Universidade da Virgínia. O resveratrol ajuda a matar as células cancerosas, bloqueando o desenvolvimento de uma proteína-chave que os alimenta.

6. Melhora a saúde dental
Uma pesquisa recente aponta que antioxidantes (chamados de polifenóis) encontrados no vinho podem retardar o crescimento de bactérias na boca e, potencialmente, auxiliam a prevenir as cáries. Para testar a teoria, investigadores trataram as bactérias responsáveis.

7. Diminui o colesterol
Participantes saudáveis que receberam um suplemento de uva no vinho tinto tiveram uma queda de 9% no LDL (responsável por entupir artérias). Já as pessoas com colesterol elevado que tiveram o mesmo suplemento apresentaram baixa de 12% em LDL.

8. Ajuda a se defender do resfriado comum
Graças aos antioxidantes presentes no vinho tinto, foi constatado que aqueles que bebiam mais de 14 copos de vinho por semana eram 40% menos propensos a pegar um resfriado comum.

 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições