Semente de cupuaçu pode ajudar a diminuir cárie

Semente de cupuaçu pode ajudar a diminuir cárie

Atualizado: Quarta-feira, 24 Fevereiro de 2010 as 12

O extrato da semente do cupuaçu tem componentes antioxidantes que podem diminuir a progressão da cárie no dente, concluiu a pes O extrato da semente do cupuaçu tem componentes antioxidantes que podem diminuir a progressão da cárie no dente, concluiu a pesquisadora brasileira Mirela Sanae Shinohara, após seis meses de pesquisa no departamento de odontologia restauradora da Universidade de Illinois, nos EUA.

"Ele age sobre o colágeno da dentina", explica a dentista, que atualmente leciona na Universidade Estadual do Amazonas, em Manaus. Isto significa que a ação do extrato se concentra sobre a estrutura mais interna do dente, que fica sob o esmalte. A descoberta pode ter especial aplicação no combate à chamada cárie radicular, aquela que age quando a raiz do dente, que não é coberta por esmalte, fica exposta.

A pesquisadora explica que seu trabalho está ainda no estágio inicial, pois agora será necessário desenvolver um produto - possivelmente um gel ou pasta -  que possa ter uso clínico. Além da criação de uma nova pasta dental, outra alternativa seria criar um produto para ser aplicado pelo dentista na cavidade aberta da cárie antes ser feita a obturação.

Mirela reforça que a qualidade de diminuir o avanço da cárie é própria do extrato do caroço do cupuaçu sem óleo - ou seja, consumir a polpa ou o óleo da fruta não ajuda a proteger os dentes.

Por Dennis Barbosa

veja também