MENU

Saúde

Sete benefícios do vinho tinto para a saúde

Fonte: guiame.com.brAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:01
vinho tinto
vinho tinto

Alimentos que fazem bem para a saúde são muito procurados. Para quem gosta de apreciar um bom vinho durante as refeições, sabe que estão se privando de muitas doenças e trazendo benefícios para a saúde. Previnir-se contra cáries, é um deles.

Conheça os demais benefícios que o vinho tinto pode trazer para a saúde.


Mantém a mente ágil
As pessoas que bebem um copo de vinho tinto por dia são menos propensas a desenvolver demência, especialmente o mal de Alzheimer, de acordo com um estudo realizado no Instituto Central de Saúde Mental de Mannheim, na Alemanha. Os acadêmicos constataram que os indivíduos que mantinham a prática apresentaram quase um terço a menos de probabilidade de mostrar sinais de demência no final de um período de três anos, em comparação com os abstêmio.

Ajuda a manter o peso
Mulheres que bebem uma quantidade moderada de álcool durante as refeições apresentam um menor risco de desenvolver excesso de peso durante a meia-idade, de acordo com um relatório publicado em 2010 na revista “Archives of Internal Medicine”. O estudo foi realizado com pessoas que bebiam vinho tinto. Os autores observaram nelas um aumento no gasto de energia depois de ingerir o líquido - o que pode equilibrar as calorias adicionais.

vinho tintoContribui com a longevidade
Outro estudo sugere que o resveratrol pode ajudar os humanos a viver mais, por suprimir as moléculas que causam as inflamações, bem como os compostos no sangue que interferem na produção de insulina. No entanto, os médicos sugerem que todos estes benefícios só serão sentidos quando o vinho for bebido com moderação.

Alivia as dores do parto
Hipócrates, o pai da medicina moderna, prescrevia vinho para aliviar a dor durante o parto. E ele não parava por aí: letargia e diarreia também eram combatidas com a bebida, de acordo com a prática do lendário grego.

Evita cáries
Cientistas espanhóis mergulharam no estudo de culturas de bactérias que são responsáveis por doenças dentárias e descobriram que o vinho tinto é o líquido mais eficaz na remoção desses que são os maiores vilões dos nossos dentes.

Melhora no equilíbrio
Se você tropeçar depois de beber vinho tinto, não coloque a culpa na bebida. Um experimento com ratos de laboratório publicado recentemente na Sociedade Química Americana descobriu que uma dieta rica em resveratrol - um composto encontrado na bebida - melhora o equilíbrio dos ratos mais velhos com o passar do tempo. O composto é capaz de diminuir algumas das deficiências motoras que aparecem com o envelhecimento.


Com informações de:O globo

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições