Pacientes usando antidepressivos para tratar depressão podem muitas vezes responder bem aos medicamentos mas não conseguir eliminar completamente os sintomas da doença como a insônia, tristeza e dificuldade de se concentrar.
Para um estudo, pesquisadores analisaram 2.876 pessoas que usavam inibidores da recaptura da serotonina , um dos antidepressivos mais comuns. 75% dos participantes afirmaram ter pelo menos cinco sintomas da depressão, mesmo com o tratamento. Alguns participantes tinham até mesmo 13 dos sintomas apesar de considerarem os medicamentos efetivos.
Dos participantes, 71% sentiam tristeza, 70% tinham problemas de concentração e para tomarem decisões e 79% disseram sofrer de insônia. Porém, pensamentos suicidas foram muito escassos.
Os pesquisadores afirmam que o problema não é definitivo e que existem alternativas para pessoas que não conseguem controlar a depressão com apenas um tipo de medicamento. Além dos antidepressivos, outras práticas e técnicas podem ajudar, como psicoterapia, exercícios físicos e higiene pessoal.
Sempre existem opções diferentes, e essa é uma das coisas que o estudo ressalta. Se um medicamento não está funcionando, como é nesse caso, não desista, porque existem muitas outras opções que podem ser adotadas, aconselha o pesquisador Shawn McClintock, do centro médico University of Texas Southwestern.
A pesquisa foi publicada no Journal of Clinical Psychopharmacology .
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições