Sites de dieta personalizada facilitam manutenção de peso

Sites de dieta personalizada facilitam manutenção de peso

Atualizado: Quarta-feira, 28 Julho de 2010 as 9

Pessoas que costumam usar frequentemente sites interativos de dieta conseguem perder mais quilos e, depois, manter o peso ideal. Essa é conclusão de um estudo realizado pelo centro de pesquisa Kaiser Permanente, dos Estados Unidos, publicado na página online do Journal of Medical Internet Research. Os pesquisadores acompanharam, por dois anos e meio, 348 pessoas que costumavam usar a internet para controlar o peso, por meio da consulta a sites personalizados de dieta. Todos os participantes estavam registrados em sites que gravavam o peso dos usuários pelo menos uma vez por mês e media a evolução da dieta.

Esta pesquisa sobre a manutenção de peso baseada na internet foi parte de um estudo maior, um dos maiores e mais longos ensaios de manutenção de peso já realizados, que teve início há três anos e envolvia mais de 1.600 participantes em locais espalhados nos Estados Unidos. Para se inscrever no levantamento, os participantes tinham que estar acima do peso ou obesos, com base em seus Índices de Massa Corporal e tomar a medicação para pressão alta ou colesterol alto. Para os primeiros seis meses, os participantes tentaram perder peso, participando de reuniões semanais do grupo em que foram pesados, incentivados a manter diários alimentares e foram dados a eles ampla informação sobre o exercícios físicos e alimentação saudável.  

Mantendo o peso

Os participantes tiveram que perder pelo menos nove quilos para ficar na experimentação para a fase de manutenção da perda de peso, que durou mais dois anos e meio anos e incluiu três grupos de participantes ao acaso: um que não recebia nenhuma intervenção, um que teve contato mensal com um profissional de saúde, e outro grupo que foi dado acesso ilimitado a um site de manutenção de peso criado especificamente para o estudo.

O grupo de internet incluía 348 participantes que foram incentivados a consultar o site pelo menos uma vez por semana. Para isso, eles recebiam e-mails e lembretes e mensagens de acompanhamento telefônico automatizado. Uma vez no site, os participantes foram levados a gravar o seu peso, seus minutos de exercício, bem como o número de dias em que mantiveram diários alimentares. O site incluía um quadro de avisos interativo, no qual os participantes poderiam conversar com os outros envolvidos no estudo e fazer perguntas para a nutrição.

Durante os primeiros seis meses do estudo, os participantes tinham apenas o comprometimento de participar de sessões de grupo e acabaram perderam em média 8,6 quilos. Depois, quando eles começaram a ter acesso ao site, o objetivo era conseguir manter o controle de peso o máximo possível. Os usuários que eram mais comprometidos com o site de manutenção de peso, ou seja, registravam pelo menos uma vez ao mês o seu peso, conseguiram manter durante 24 meses, uma média de 4,1 quilos. Aqueles usuários que não tinham o costume de usar a internet para o controle do peso, apesar das orientações dos pesquisadores, conseguiram manter apenas 1,4 quilos em média.

Os autores do estudo disseram que o uso de sites de acompanhamento do peso é benéfico para os usuários e pode ser um aliado da balança. Aconselham ainda os consumidores a procurarem por programas online com alguns elementos importantes como:

- Sites que incentivam a responsabilidade, pedindo aos usuários de forma consistente peso registro, exercício e calorias consumidas

- Sites que incluem informações ou atendimento personalizados

- Sites com recursos interativos que permitem que usuários se comuniquem uns com os outros e com especialistas em nutrição e exercício físico

- Sites com informação sobre a saúde

Dieta na Internet

No Brasil, um levantamento realizado pelo programa nutricional Dieta e Saúde, entre maio de 2009 e janeiro de 2010, mostrou que quem controla os pontos diariamente, utilizando o contador de pontos (espécie de diário inteligente), emagrece 1 quilo a mais por mês do que quem não controla e chega ao peso ideal, em média, dois meses antes do que aqueles que não usam o método.

 "Além disso, usuários que atualizaram apenas uma vez por mês o peso no programa, depois de seguirem a risca o cronograma controlado pelo diário, eliminaram uma média de 0,7 kg. Já, entre os que fizeram de 3 a 5 atualizações, a média foi de 2,1 kg emagrecidos", explica a nutricionista chefe do programa de emagrecimento Roberta Stella.

Da mesma forma, as ferramentas que ajudam a manter a disciplina na hora de praticar exercícios físicos aceleram a perda de peso. "Quem utiliza o contador de pontos dos exercícios todos os dias elimina 5,8 vezes mais quilos em relação a quem não utiliza. É um jeito de deixar a pessoa realmente comprometida com a sua meta", explica a nutricionista.

Para Bia Moraes, usuária do Dieta e Saúde, o que mais a estimula a continuar seu programa de emagrecimento é o fato de não se sentir refém da dieta: "A possibilidade de colocar as informações no site, inclusive a perda (ou não) de peso, nos torna mais disciplinados. Se hoje exagero, amanhã posso compensar, isso dá mais ânimo", explica.  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também