Sobrancelha de henna é oferecida para pacientes com câncer em SP

Sobrancelha de henna é oferecida por Hospital de SP

Atualizado: Sexta-feira, 26 Julho de 2013 as 10:43

Pessoas diagnosticadas com câncer, se submetem a tratamentos rigorosos. Com o tempo, a queda de cabelos costumam ser constantes, o que não é nada fácil, principalmente para a mulher. A esperança é que a ciência 
encontre a cura.
 
Enquanto os cientistas procuram uma forma de tratamento e a possível cura do câncer, outros meios de contornar a situação são disponibilizadas.
 
Há cerca de duas semanas, um projeto do Hospital das Clínicas, em São Paulo, oferece uma forma de levantar a auto-estima de pacientes que tiveram a perda da sobrancelha, devido ao tratamento.
A técnica consiste em implantar sobrancelha de henna.
 
A responsável pela técnica é a visagista Cléa Adriana Valandro, que atende gratuitamente uam vez por semana no hospital. Ela faz tanto a primeira aplicação como a manutenção nas semanas seguintes, devido a duração ser de até sete dias.
 
 Pacientes com câncer ganham sobrancelha de henna"A gente já dava lenço ou peruca, mas sentia que faltava algo", afirma Marcelo Cândido, supervisor de Hospitalidade do Icesp.
 
Para ser aprovado, o projeto demorou até constatarem que a henna usada não traz mal às pacientes.
 
"As mulheres reclamam muito quando a sobrancelha cai, dizem que estão com cara de cobra ou de sapo", afirma a visagista. "Com o lenço, elas já ficam marcadas como alguém que tem câncer. A sobrancelha parece devolver um pouco da identidade própria delas", diz.
 
A henna usada nas sobrancelhas não é a mesma usada para tingir os cabelos, nem para tatuagens temporárias, como as comuns nas praias. "Essa henna de praia tem vários pigmentos tóxicos que as deixam bem preta", explica Clea.
 
 
Com informações de: Folha de São Paulo

veja também