Soja e seus derivados

Soja e seus derivados

Atualizado: Terça-feira, 11 Março de 2008 as 12

Para quem pensa que os grãos de soja servem apenas para a produção de óleo, engana-se. O mercado consumidor a cada dia investe na criação de produtos à base de soja. Hoje, é possível encontrar uma infinidade de produtos disponíveis nos supermercados para o consumidor. São massas, ingredientes de padaria, cereais, carnes, farinhas, misturas preparadas, bebidas, alimentos para bebê, alimentos dietéticos, etc. 

Com o forte investimento em soja por parte dos agricultores, expandiu-se a informação à população sobre os benefícios deste alimento funcional. A soja é uma leguminosa de excelente fonte protéica. Além disso, contém ácidos graxos insaturados, isoflavonas, e como todo vegetal, é livre de colesterol. Os sais minerais, como: cobre, cálcio, fósforo, zinco, ferro, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B, também são nutrientes encontrados na soja, porém em menor quantidade. Muitos estudos confirmam que, o seu consumo traz benefícios à saúde, prevenindo e auxiliando em tratamentos de doenças crônicas, tais como: câncer, diabetes, osteoporose, menopausa, obesidade, intolerância a lactose, e doenças cardiovasculares.  

Em qualquer canto do país é fácil localizar os derivados da soja, ou mesmo seus grãos. Ela está nos supermercados, em feiras livres e casas de produtos naturais. Os produtos mais conhecidos são, os óleos refinados, a proteína vegetal texturizada, mais conhecida como carne de soja e, a bebida de soja, popularizada como "leite" de soja. A farinha de soja, matéria prima para confecção de bolos, tortas, biscoitos e pães, são vendidas em casas de produtos naturais ou nas gôndolas de produtos artesanais e dietéticos nos supermercados. Apesar do crescente consumo, os produtos de soja ainda são mais caros que os produtos convencionais, mesmo assim se levado em consideração o custo-benefício, vale a pena o investimento, em uma alimentação mais saudável.  

Outro grande benefício de consumir soja é o baixo valor energético. Os produtos costumam ser menos calórico que os produtos convencionais. De acordo com Wanessa Santos, Coordenadora de Projetos de Nutrição e Saúde, da SPRIM Brasil - Agência de Nutrição e Saúde, de São Paulo, enfatiza: "Em cada 100 ml de extrato ou 'leite' de soja, contém 52 calorias aproximadamente, sendo que em 100 ml de leite pasteurizado contém 61 calorias em média. É a alimentação apropriada para quem deseja alimentação saudável e pouco calórica".

Postado por: Claudia Moraes

veja também