Soja: uma questão de estilo de vida

Soja: uma questão de estilo de vida

Atualizado: Quinta-feira, 5 Junho de 2008 as 12

Ultimamente, muito se tem falado sobre a soja na prevenção das doenças do coração. Ela é fonte natural única de isoflavonas, que têm propriedades antioxidantes, entre outros benefícios para as veias e o coração. Além das isoflavonas, a proteína da soja, quando substitui as carnes, também pode reduzir o risco das doenças cardiovasculares em mais de 20%. Isso pode ocorrer através de uma combinação de mecanismos como: redução do colesterol total e da LDL (mau colesterol), aumento da HDL (bom colesterol), entre outros.

É reconhecido que a ingestão de 25 gramas de proteína de soja por dia, juntamente com outros cuidados alimentares e de estilo de vida, pode produzir esse efeito preventivo. Para conseguir ter um resultado positivo, é necessário incluir preparações ou produtos de soja em todas as refeições do dia.

Além de isoflavonas e proteína, a soja possui boa quantidade de fibras, que também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Outro efeito benéfico é que a soja, possivelmente, pode reduzir a hipertensão arterial.

Para alcançar a quantidade recomendada, a soja pode ser introduzida de várias maneiras na alimentação. Pode ser: em grão, carne de soja, proteína de soja em pó, farinha de soja, leite de soja, tofu (semelhante ao queijo comum), grão torrado (como aperitivo) e a manteiga de soja.

O leite de soja pode substituir o leite comum, tanto puro quanto em preparações. O tofu pode ser incluído em muitas receitas, como macarrão oriental, saladas em outros pratos. Com a carne de soja podem ser preparados almôndegas, bolinhos, hambúrgueres e picadinho com hortaliças.

É importante, porém, verificar o conteúdo de gordura ao selecionar um produto de soja. Para fazer o efeito desejado, o produto deve ser rico em proteína, mas pobre em gordura.

É importante considerar que a soja pode não ser hábito alimentar para muitas pessoas. Para aqueles que ainda não estão acostumados, vale a pena iniciar o uso dela lentamente, introduzindo-a na dieta alimentar algumas vezes por semana e aumentando a freqüência gradativamente. Além das lojas de produtos naturais, cada vez mais os supermercados estão oferecendo opções de novos e inovadores produtos elaborados com soja. Enfim, pela saúde de seu coração, vale a pena explorar mais as prateleiras quando você for às compras!

veja também