Som da tosse é fundamental para identificar as causas e o tratamento

Som da tosse é fundamental para identificar as causas e o tratamento

Atualizado: Segunda-feira, 4 Abril de 2011 as 10:09

o contrário do mau hálito, a tosse sempre é percebida por quem a tem. As causas, contudo, é que devem ser investigadas. É importante prestar atenção se ela é seca ou acompanhada de secreção e se é sinal de uma pneumonia ou algo mais simples, como irritação ou problema alérgico.

Quem esteve no Bem Estar desta quinta-feira (24) para aprofundar esse tema foi a pediatra   Ana Escobar , que também é consultora do programa. Segundo ela, o som da tosse - que é a maneira de a garganta reagir quando está incomodada - é fundamental para identificar os motivos e o tratamento correto. O alerta deve ser maior se a tosse vier seguida de febre. A médica recomendou que, na hora de tossir, a pessoa deve virar a boca em direção ao ombro ou pôr as mãos na frente do rosto – lavando-as em seguida para não contaminar ninguém.

No Hospital Universitário da USP, ao lado do repórter Walace Lara, a pediatra analisou três mulheres com tosse e, em seguida, algumas crianças. De acordo com ela, o colchão (antigo, mofado ou úmido), o travesseiro e animais de estimação também podem influenciar o problema – principalmente se ele for alérgico –, que costuma piorar durante a noite.

Avaliando os pequenos, a especialista explicou que um deles era um “chiador”, ou seja, um bebê que tem o peito com ruído até completar um ano de idade – depois melhora. Segundo Ana Escobar, a causa do chiado em crianças não é bronquite, mas bronquiolite, geralmente causada por um vírus.

O diagnóstico nos menores é um pouco mais delicado, disse a médica. Isso porque ele depende muito da observação dos pais, já que, como os filhos ainda não sabem falar, não conseguem descrever o que sentem.

Receita de xarope caseiro

100 ml de água (usar medidor)

Ferver a água com 5 folhas de agrião

Misturar com 1 vidrinho de mel* e 5 gotas de própolis

* Crianças com menos de 1 ano devem tomar apenas mel de qualidade, para não haver problemas de botulismo, que é uma intoxicação alimentar por bactéria.

veja também