SP lança cartilha de como revelar diagnóstico de aids a crianças

SP lança cartilha de como revelar diagnóstico de aids a crianças

Atualizado: Segunda-feira, 4 Outubro de 2010 as 4:27

São Paulo - A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo vai lançar nesta semana uma cartilha e um jogo pedagógico que ensinam como revelar o diagnóstico de aids para crianças. O material será lançado durante o 1º Encontro Paulista dos Serviços de Assistência Especializada em DST/Aids que começa hoje e vai até o dia 7 em São Paulo. A publicação será distribuída nos serviços de saúde do Estado especializados no atendimento a pacientes soropositivos.

Na cartilha constam as principais informações sobre o atendimento, a melhor forma de acompanhar as crianças e também as alternativas de acolhimento da família. De forma simples e direta, o manual orienta sobre o melhor momento de revelar o diagnóstico e quais são as implicações do "contar ou não contar sobre aids".

Segundo a secretaria, 78% dos menores de 13 anos que convivem com o HIV no Estado de São Paulo foram expostos ao vírus na gravidez da mãe ou na amamentação. De acordo com a pasta, o acesso ao pré-natal e o tratamento de gestantes soropositivas com o coquetel antirretroviral reduziu as infecções em 90% entre 1996 e 2008.

veja também