MENU

Saúde

SP tem de fracionar remédio para Aids por falta do produto

SP tem de fracionar remédio para Aids por falta do produto

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A falta do Lamivudina, um dos medicamentos do coquetel para tratamento da Aids, levou o programa do Estado de São Paulo contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) a fracionar comprimidos e a remanejar medicamentos para atender os ambulatórios estaduais.

O medicamento, usado diariamente por soropositivos, está em falta no Estado. Desde o início de abril, é constatada a falta do produto nas regiões de Campinas, Marília, Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto.

A falta, que ocorre por problemas de logística na entrega dos medicamentos e pela adaptação do almoxarifado à mudanças do código de barras, foi agravada pelo feriadão da Páscoa, informou a diretora de Logística de Medicamentos do programa, Edjane Falcão.

Segundo ela, para atender a todos, foram feitos remanejamentos de cargas de uma região para outra e fracionados comprimidos entregues aos ambulatórios. O programa informou  que a normalização deve ocorrer até o início da semana que vem.

A coordenadora de Marília, Helena Shawitz, diz que o medicamento está em falta desde terça-feira (6) e que a promessa é que o produto chegue até segunda-feira (12). A previsão do programa estadual é de que a região de Sorocaba também seja abastecida a partir desta sexta-feira (9) ou segunda, quando o município buscará o medicamento no aeroporto de Guarulhos.

Para segunda-feira também está prevista a normalização em Bauru. Já a região de Campinas, que possui a maior massa de soropositivos do Estado, teria recebido os medicamentos na quarta-feira. Júlio Caetano, do Grupo de Doentes de Aids, de São José do Rio Preto, região onde 1,2 mil soropositivos consomem 16 mil comprimidos por mês, que uma remessa foi enviada "depois que ameaçamos entrar com centenas de ações na Justiça".

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições