SP ultrapassa 1 milhão de mamografias em megamutirões

SP ultrapassa 1 milhão de mamografias em megamutirões

Atualizado: Sexta-feira, 13 Novembro de 2009 as 12

A Secretaria de Estado da Saúde realiza neste sábado, 14 de novembro, um megamutirão de mamografias em todo o Estado. Com mais de 143 mil mulheres inscritas, a 10ª edição do Mutirão de Mamografias atingirá a marca de mais de um milhão de exames realizados em mutirões. Com sobra de 50 mil exames, a oferta do mutirão já superou a demanda no Estado de São Paulo. "Com os mutirões, o prazo para a realização do exame acaba sendo antecipado e com isso há liberação de vagas para as novas solicitações," explica Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

No sábado, serão disponibilizadas 308 unidades de atendimento espalhadas por todas as regiões do Estado. Somente na Grande São Paulo, aproximadamente 34 mil mulheres realizarão o exame em 94 unidades de atendimento, 50 unidades somente na capital. Para fazer o exame é preciso ter pedido médico da rede pública ou privada e já ter agendado o horário.

Esta é uma iniciativa do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria. "Quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento do câncer de mama, maiores as chances de cura da doença. Por isso é tão importante que as mulheres aproveitem o mutirão e façam o exame", afirma o secretário de Estado da Saúde.

As mulheres que tiverem qualquer dúvida sobre o mutirão podem ligar para a Ouvidoria da secretaria nos telefones 150 (somente para a capital); ou (11) 3066-8359, 3066-8684, 3066-8349 e 3066-8065 (Grande São Paulo e interior); ou, ainda, diretamente nos Departamentos Regionais de Saúde da sua região.

veja também