Squash, o esporte saudável

Squash, o esporte saudável

Atualizado: Quarta-feira, 23 Abril de 2008 as 12

O Squash está em alta e é crescente os adeptos ao esporte. Também não seria para menos. São queimadas cerca de 1200 calorias por jogo amador e 1500 em um jogo profissional. No esporte, trabalha-se a resistência cardiorespiratória, reduzindo os riscos de ataques cardíacos, hipertensão e diabetes. Além disso, aumenta a força muscular, resistência muscular e flexibilidade, mantendo ossos, músculos e juntas saudáveis, prevenindo a osteoporose.

O esporte foi classificado pela revista Forbes como o mais saudável, em pesquisa baseada em depoimentos de médicos, treinadores, atletas, personal trainers e fisiologistas. E o mais importante: acaba com o estresse!

Chefe, trânsito, mercado oscilante, produtividade, cobranças e aquela barriguinha. São muitos motivos que levam um individuo a um "dia de fúria". Solução? Raquete, bola e um amigo, que aliás, você não encontra há muito tempo, pois também não tem tempo...

Coloque sua ira na raquete. A parede é o limite, jogue até ficar exausto. A prática de Squash diminui os sentimentos de ansiedade, raiva e depressão, aumentando a sensação de bem-estar.

A desculpa continua sendo o tempo?

O Squash é tido como o esporte preferido dos executivos, exatamente pela sua flexibilidade de horários. Academias especializadas agendam horários de acordo com as necessidades dos alunos. Faça sol ou chuva, pois os jogos são realizados em quadras fechadas e acondicionadas, e pode ser praticado por todas as faixas etárias. "Há casos de casais que resolvem suas pendências em um jogo amistoso. Claro que algumas bolas têm seu alvo pré-definido. No final, o jogo é empatado, ambos estão exaustos, leves e felizes. É mais divertido do que terapia", declara Marino de Oliveira, professor e proprietário da Academia Marino Squash Net, atleta consagrado, considerado uma referência na categoria.

Decorrente à grande queima de caloria, o Squash é muito procurado por pessoas que querem diminuir o peso. "Optei pelo Squash devido ao tempo que tenho disponível e principalmente pelos resultados praticamente imediatos. Em seis meses perdi quinze quilos, aumentei a resistência e a energia", diz Marco Audra, empresário e praticante do esporte há dois anos, acrescentando que aproveita os jogos para reunir os amigos. "Os jogos se tornaram um ponto de encontro. É um compromisso agradável que todos aderiram".

Sobre o squash

O jogo é composto por dois participantes, com raquetes (ou ocasionalmente 4 jogadores para jogo em pares) em uma quadra de 4 paredes sendo a traseira de vidro, com uma pequena bola oca preta de borracha (squashable), cujo nome deu origem ao esporte.

Dica do especialista Marino de Oliveira aos praticantes

Raquetes leves para os iniciantes, pois são mais confortáveis; Aquecer a bola antes do inicio do jogo, batendo repetidamente na parede. O aumento de temperatura deixará a bola mais macia; Não utilize tênis de corrida. Use um par com solado de borracha; Procure sempre um profissional capacitado e experiente. A falta de orientação técnica pode resultar em estiramentos musculares, principalmente nas pernas, braços e parte baixa das costas.

Postado por: Claudia Moraes    

veja também