MENU

Saúde

Substância que imita hormônio produzido pela tireóide reduz o colesterol

Substância que imita hormônio produzido pela tireóide reduz o colesterol

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Uma molécula experimental chamada eprotirome, que imita um hormônio produzido pela glândula tireóide, reduz fortemente o nível de colesterol ruim, segundo um teste clínico cujos resultados foram divulgados no New England Journal of Medicine (NELM).

A eprotirome, desenvolvida pelo laboratório farmacêutico sueco Karo Bio, permite sobretudo reduzir o colesterol ruim, as lipoproteínas (LDL), entre as pessoas com as quais o tratamento com estatinas não foi suficiente. A eficiência das estatinas no combate ao colesterol foi provada desde a sua comercialização em 1987.

O estudo clínico liderado por pesquisadores suecos ligados a cientistas da Faculdade de Medicina Johns Hopkins (Baltimore, Maryland, leste dos Estados Unidos) com 168 pacientes na Suécia e na Noruega mostrou que o eprotirome reduziu em até 32% o colesterol maligno daqueles que já tinham sido tratados com estatinas.

O resultado corresponderia a uma duplicação da dose de estatinas, mas sem os efeitos colaterais nocivos, explicam os médicos.

Os cientistas insistem, principalmente, no fato de os resultados não significarem que o eprotirome pode substituir as estatinas para o tratamento do colesterol ruim.

No entanto, resultados muito animadores indicam que o eprotirome poderá ser um complemento promissor em uma terapia com estatinas ou um substituto para pessoas que não têm tolerância aos efeitos colaterais dos remédios contra o colesterol.

O eprotirome poderá também servir como novo tratamento contra a dislipidemia mista que se manifesta com níveis elevados de lípidios no sangue, como os triglicerídios e a lipoproteína A, que também apresenta riscos de gerar doenças cardiovasculares.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições