Suco de beterraba pode melhorar desempenho atlético

Suco de beterraba pode melhorar desempenho atlético

Atualizado: Quarta-feira, 6 Outubro de 2010 as 9:04

Se for só assim, meus amigos, vai ser fácil virar ultramaratonista. Especialistas da área médica estão dizendo que incluir suco de beterraba na sua dieta pode contribuir para expandir sua resistência e sua capacidade atlética.

Em estudos realizados na Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, o pesquisador Stephen Bailey e seus colegas descobriram que ciclistas que beberam meio litro de suco de beterraba algumas horas antes do teste conseguiram ficar pedalando 20% a mais do que um grupo que tomou apenas água colorida. A conclusão dos pesquisadores é que o suco de beterraba permite que a pessoa se exercite consumindo menos oxigênio (ou, colocando de outra forma, permite mais exercício com o mesmo consumo de oxigênio).

"O suco funcionou mesmo em que não tinha treino", disse Bailey. Segundo ele, o suco "reduz as exigências de energia dos músculos, permitindo assim que a pessoa aguente o exercício por mais tempo.

Se dá certo para as pessoas normais, não sei, mas o fato é que um ultramaratonista inglês diz que o suco de beterraba é o segredo de seu sucesso (no alto, foto AP). No ano passado, ele participou de uma ultramaratona de 24 horas na Escócia, conseguindo fechar 225 quilômetros. neste ano, acrescentou suco de beterraba à sua dieta: consumiu a bebida todos os dias na semana que antecedeu a prova. O resultado: venceu a dita cuja, completando 238 quilômetros em 24 horas. E garante: "A única coisa que mudei no meu treino foi o consumo de suco de beterraba".

Os pesquisadores não conseguiram explicar, porém, por que o suco traz esses benefícios. Bailey acredita ser a alta concentração de nitrato a responsável pelos benefícios providos pelo suco de beterraba. Segundo ele, o acréscimo à dieta pode se transformar em melhora de 1% a 2% no desempenho, o que deve interessar (se tanto) apenas a atletas de elite.

Os pesquisadores também não sabem exatamente qual a dose certa para melhorar o desempenho, nem quando o suco deve ser consumido (algumas horas antes do treino é a dica informada no texto da agência de notícias).

Bom, o certo é que isso não vai tirar minha dor nas costas nem transformar nenhum corredor de seis minutos por quilômetro em um campeão do mundo. E outra coisa: se você se interessar por fazer a experiência produzindo sue próprio suco de beterraba, vá com calma.

O consumo em excesso, sendo o especialista em medicina esportiva Andy Franklyn-Miller, pode resultar em cólica, dores abdominais diversas e diarreia.

Além disso, apesar dos benefícios comprovados de uma dieta saudável, os especialistas também advertem que não há alimento que substitua o treino nosso de cada dia. "Alguns alimentos ajudar o atleta a maximizar os benefícios do exercício, mas não a reduzir a quantidade de exercício", diz o especialista em nutrição esportiva Roger Fielding.

Em suma: coma bem, beba bem, descanse bem e 'bora treinar!, gente!, que o tempo urge e há muitos quilômetros pela frente.

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