Sucos de verão: Bons para saborear, melhores para a saúde

Sucos de verão: Bons para saborear, melhores para a saúde

Atualizado: Terça-feira, 3 Novembro de 2009 as 12

Está subindo a temperatura. Além de crescer a preocupação e os cuidados com o corpo, o calor também aumenta a vontade de tomar bebidas mais refrescantes. Sendo assim, dá para unir o útil ao agradável. A nutricionista Ione Leandro de Queiroga, da rede de clínicas de estética Onodera, recomenda algumas receitas que matam a sede e ainda ajudam as mulheres a combater grandes e conhecidos inimigos da boa forma como celulite, flacidez e o inchaço, mais comum durante o verão.

Ricos em vitaminas e minerais, os sucos que a nutricionista ensina a preparar são importantes para a reposição de líquidos (são necessários no mínimo 2 litros por dia) e para complementar a alimentação de maneira adequada. "A união de duas ou mais frutas forma uma alquimia maravilhosa, favorecendo dietas e alcançando resultados satisfatórios para a estética e também para a saúde", acrescenta a especialista. Ela diz que o ideal é tomar o suco logo após o preparo, para aproveitar melhor os nutrientes.

Para amenizar a celulite, a nutricionista sugere um suco de abacaxi com maçã, cenoura e gengibre. O abacaxi pode ser substituído por outras frutas aquosas de baixa caloria. Melancia, laranja-lima e maracujá são algumas opções. O suco pode ser preparado, de preferência, na centrifuga com duas porções de cada fruta e o gengibre a gosto. "É um suco rápido e fácil de preparar. O resultado também agrada praticamente a todos os paladares", diz Ione.

Meio limão espremido, duas maçãs verdes com casca e sem semente, uma xícara de água mineral e outra de uvas rosadas com casca rendem um suco delicioso que ajuda a manter a firmeza da pele. "É uma combinação rica em antioxidantes e bioativos, que retardam o envelhecimento da pele. Além de dar mais energia e disposição", explica. Também na centrifuga, para diminuir o inchaço, a nutricionista receita um suco com uma lima da pérsia, 10 folhas de capim-cidreira e três xícaras de chá com melancia picada. "Tem uma ótima ação diurética."  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também