Sucos e chás que dão energia, ou que acalmam seu dia

Faça sucos e chás que dão energia, melhoram a digestão

Atualizado: Terça-feira, 28 Agosto de 2012 as 9:53

Sucos e chás são ótimos para complementar refeições, substituir lanches, quando a falta de tempo é total e, melhor que tudo, agregar benefícios ao nosso dia-a-dia atribulado.
Duvida? Pois veja essas receitas que trazem um algo a mais para seu bem-estar, como dar aquela disposição, fazer sua digestão melhorar e eliminar as toxinas do organismo, entre outros benefícios.
Quem assina embaixo é a nutróloga Liliane Oppermann, diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (AMBO), com pós-graduação em Medicina Ortomolecular pela Fapes.


Erva-cidreira
Chá gelado de erva-cidreira, frutas e mel
 
Ingredientes
1 copo de chá gelado de erva-cidreira;
½ polpa de maracujá;
½ limão;
1 colher (sopa) de mel.

Modo de fazer
Misture o chá ao maracujá, limão e mel, batendo no liquidificador.
Sirva gelado.

Calorias por porção
40

Acalma corpo e mente
A erva-cidreira é conhecida por oferecer inúmeros benefícios, combatendo de ansiedade e depressão a insônia, náuseas, dor de cabeça e nervosismo. Sendo um hipotenso moderado, diminui palpitações no coração provocadas por tensões. Estudos constataram que a planta atua na parte do cérebro que controla o sistema nervoso e protege o órgão de estímulos externos excessivos. Por isso, o chá relaxa e induz ao sono.
O maracujá, fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como ferro, sódio, cálcio e fósforo, igualmente funciona como sedativo natural.
O mel também: é diurético, laxante, emoliente, desinflamante, antisséptico, expectorante, tônico para o cérebro e calmante.

Soja e chia
Suco energético com soja e chia

Ingredientes
1 copo de leite de soja;
1 colher (café) de chia;
1 banana;
½ abacate.

Calorias por porção
200

Modo de fazer
Bata, no liquidificador, o leite com a chia, a banana e o abacate.

Vale por um lanchinho
O leite de soja é produzido com os grãos do nutriente, considerado um alimento funcional repleto de proteínas e isoflavonas, substâncias que imitam a ação do estrógeno e ajudam a minimizar sintomas como dores de cabeça, insônias e calores pelo corpo.

A chia é o grão da moda, depois da linhaça e da quinoa: regula o intestino, diminui o colesterol ruim, fortalece os ossos, previne o aparecimento de radicais livres, ajuda no emagrecimento e doa ao organismo ômega 3, a gordura que faz bem ao coração. E, por se boa fonte de fibras, dá sensação de saciedade por um tempo maior, evitando a fome.
E a banana? Com minerais e grande quantidade de ferro e magnésio, atua contra a anemia, diminui a incidência de alergias, evita câimbras e fadiga e é fonte essencial de energia, tanto que é o item ideal para esportistas com grande desgaste físico.
O último ingrediente, o abacate, traz nutrientes como proteínas, vitaminas (A, B1, B2, E) e minerais (magnésio, cálcio, ferro, fósforo). Protege as artérias, aumenta o bom colesterol (HDL), controla o diabetes, previne males como reumatismo e, por ser calórico e denso, sacia imediatamente.


Limão e uva

Chá gelado com limão e uvas
Ingredientes
1 copo de chá gelado de boldo;
suco de 1 limão espremido;
8 bagos de uvas com sementes;
1 xícara (chá) de alcachofra.

Modo de fazer
Bata, no liquidificador, o chá com o limão, as uvas e a alcachofra.

Calorias por porção
80
 
Desintoxica o organismo
As folhas de boldo oferecem várias propriedades terapêuticas, como combater problemas digestivos, melhorar o funcionamento do intestino, estimular a vesícula biliar e tratar doenças do fígado graves. Como beneficia as funções hepáticas, é desintoxicante e ainda diminui a azia, os gases e os efeitos do álcool.
O mesmo se pode falar do limão: é excelente para desintoxicar o organismo, auxiliando a eliminar as toxinas e deixando a pessoa mais disposta para realizar suas tarefas diárias. A fruta ainda alcaliniza todos os líquidos corporais, harmonizando o metabolismo, e age contra problemas de cistite, cálculo renal, enxaqueca, febre e retenção de líquidos.
A uva: contém ferro, potássio, vitaminas, fibras e o resveratrol, composto fenólico que atua como agente protetor contra invasores externos como fungos e vírus. O componente está associado, ainda, a efeitos antiinflamatórios e redução de riscos de doenças cardíacas, câncer e derrame cerebral.
Por fim, a alcachofra acelera as funções hepáticas, colaborando para eliminar toxinas e outros resíduos acumulados no organismo. “Depurativa, ativa os mecanismos de limpeza do corpo”, salienta Liliane Oppermann. A planta também regula o fluxo da bílis, metabolizando as gorduras da alimentação e dando uma força ao emagrecimento.

Erva-doce
Chá gelado com frutas e erva-doce
Ingredientes
1 copo de chá gelado de erva-doce;
1 fatia de abacaxi;
1 fatia de mamão papaya;
1 colher (chá) de açúcar mascavo;

Modo de fazer
Bata, no liquidificador, o chá com as frutas e o açúcar mascavo.
Sirva com gelo.

Calorias por porção
55

Melhora a digestão
Além de calmante, cicatrizante, diurética e expectorante, a erva-doce melhora problemas digestivos e combate gases do estômago e do intestino. Também minimiza a acidez estomacal e alivia quadros de enjoos e vômitos.
O abacaxi apresenta boa quantidade de vitaminas C, B1, B6 e A, ferro, magnésio, fibras e, importante, bromelina, uma enzima digestiva natural.
Já o mamão papaya tem conhecidos efeitos antioxidante, nutritivo e digestivo, ajudando a combater a prisão de ventre e males como gastrite, úlceras e cólon irritável.
“O chá deve ser feito preferencialmente com água alcalina, rica em oxigênio, elemento fundamental para todas as reações celulares, que favorece o processo digestivo”, aconselha Liliane Oppermann. A água do filtro, normal, não é alcalina, ok? Mas há filtros purificadores de água alcalina no mercado.


Gengibre

Suco de gengibre
Ingredientes
1 beterraba pequena;
1 cenoura;
2 maçãs com casca, sem sementes;
1 colher (chá) de gengibre ralado.

Modo de fazer
Corte em pedaços a beterraba, a cenoura e as maçãs.
Bata no liquidificador junto com o gengibre ralado.

Calorias por porção
100

Aumenta a disposição
A beterraba é rica em vitaminas e sais minerais, especialmente ferro, sendo recomendada para tratar anemia e inflamações. Melhora a resistência do organismo porque age com restauradora do sangue, aumentando os glóbulos brancos e fortalecendo a medula óssea. Assim, dá disposição e aquela energia para a prática de atividades físicas, por exemplo.
A cenoura é fonte de betacaroteno (antioxidante), fibras, vitaminas e minerais. Aumenta a imunidade, combate as infecções, diminui o colesterol no sangue e promove o equilíbrio do organismo.
A maçã oferece alto teor de vitaminas do complexo B, C e E, além do mineral potássio. As fibras, especialmente a pectina, fazem diferença, reduzindo o mau colesterol e dificultando a absorção de gordura. O ácido málico ajuda na produção de energia.
Por fim, o gengibre é um ótimo alimento termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e auxilia na queima de calorias. Proporciona disposição no dia-a-dia, sendo indicado também como anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. E tem mais, os extratos da planta estimulam os centros vasomotor e respiratório.


veja também