É suspensa a importação e venda de Divine Shen e Caralluma fimbriata

É suspensa a importação e venda de Divine Shen e Caralluma fimbriata

Atualizado: Quarta-feira, 22 Dezembro de 2010 as 8:40

A importação dos suplementos para emagrecer Divine Shen e Caralluma Fimbriata foi suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida, publicada no 'Diário Oficial da União' desta terça-feira, veio logo depois de uma denúncia feita pelo 'Fantástico', que mostrou que os suplementos podem ter na fórmula a sibutramina, medicamento de uso controlado. No programa, amostras do suplemento foram analisadas no Instituto de Criminalística de São Paulo, a pedido do Ministério Público Estadual.

A sibutramina, o remédio para emagrecer mais usado no Brasil , age no sistema nervoso central reduzindo a fome, mas é perigoso para cardíacos e hipertensos. A droga foi proibida ano passado na Europa , já que pode causar derrames, taquicardia e infartos.

O endocrinologista Marcio Mancini, diretor do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), alerta que a droga pode causar boca seca, insônia, constipação, taquicardia e pressão alta.

- É preciso ter cuidado com as interações medicamentosas. A sibutramina não pode ser misturada com alguns tipos de anti-depressivo ou outros moderadores de apetite - alerta.

Também é contraindicada para quem precisa perder pouco peso e é proibida para idosos, gestantes ou lactantes.

- Quando um suplemento funciona, é bom desconfiar. Quem tomou o suplemento deve procurar um médico para ver se a saúde está em dia e para receber a orientação adequada.

veja também