MENU

Saúde

Sussurrar pode fazer mal para a voz, indica pesquisa

Sussurrar pode fazer mal para a voz, indica pesquisa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

Já teve um caso sério de laringite? Para proteger a voz, você pode ter sentido a necessidade de sussurrar. Mas muitos otorrinos não aconselham isso. Eles alertam que o sussurro na verdade causa mais trauma à laringe do que a fala normal. Cantores que precisam de descanso vocal muitas vezes recebem o mesmo conselho: evite sussurrar.

Porém, Robert T. Sataloff, presidente do departamento de otorrinolaringologia da Drexel University College of Medicine, afirmou que tal recomendação se baseia em "anos de declarações e quase nenhuma pesquisa, como tanto acontece na medicina".

Assim, em 2006 Sataloff, que também é barítono profissional de ópera, buscou uma resposta num amplo estudo. Com uma equipe de colegas, ele recrutou 100 participantes e examinou suas cordas vocais com escopos de fibra ótica, enquanto eles contavam de 1 até 10 primeiro com voz normal, depois sussurrando.

Adam D. Rubin, coautor do estudo, disse que, em 69 participantes, o sussurro colocou mais tensão sobre as cordas vocais.

"Eles apertaram as cordas vocais mais fortemente para produzir o sussurro, que é mais traumático", disse Rubin, diretor do Lakeshore Professional Voice Center, em Michigan.

Dezoito participantes não apresentaram qualquer mudança. Em 13 deles, o sussurro foi mais fácil para as cordas vocais.

Para quem se preocupa com a voz, Sataloff recomenda que evite sussurrar, falando simplesmente de forma suave --"fale para que alguém perto de você possa ouvir, mas que pessoas em outra sala não ouçam".

Assim, para algumas pessoas, o sussurro pode ser mais traumático para a laringe do que a fala normal.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições