Tabagismo é tema do Salvador Saúde

Tabagismo é tema do Salvador Saúde

Atualizado: Quinta-feira, 29 Maio de 2008 as 12

O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado todo dia 31 de maio em todos os continentes, desde 1987, visando alertar as pessoas sobre os malefícios advindos do uso do tabaco. Por ser o tabagismo a principal causa de morte por doença prevenível no mundo, a segunda edição do Projeto Salvador Saúde vai abordar este tema no próximo dia 30 de maio (sexta-feira), das 9 às 19 horas, na Praça de Serviços (G1) do Salvador Shopping, onde pneumologistas do Hospital Salvador estarão à disposição da população para esclarecer dúvidas, dar conselhos sobre a melhor maneira de parar de fumar e como evitar o início do uso do cigarro.

A epidemia do tabaco é uma das mais graves da era moderna, existindo no mundo cerca de 1 bilhão e 200 milhões de fumantes que consomem cerca de 6 trilhões de cigarros por ano, levando consequentemente a diversos prejuízos, entre eles a morte de cerca de 5 milhões de pessoas ao ano no mundo e 200 mil no Brasil. Pesquisas demonstram que os fumantes adoecem com uma freqüência duas vezes maior que os não fumantes. "Eles têm, em média, menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. Além disso, envelhecem mais rapidamente e apresentam um aspecto físico menos atraente, pois ficam com os dentes amarelados, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo" afirma o médico pneumologista Aquiles Camelier.

De acordo com o médico, o tabagismo, em suas mais variadas formas (cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo de rolo, etc.), é um dos principais fatores determinantes das duas maiores causas de doença e de morte no mundo e no Brasil: as doenças cardiovasculares e as neoplasias. O pneumologista explica que ao consumir o cigarro, o indivíduo introduz no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina, monóxido de carbono, alcatrão, agrotóxicos e substâncias radioativas, que causam câncer. "A nicotina causa dependência da mesma forma que drogas como a cocaína, a heroína e o álcool, e por isso mesmo é considerada uma droga" afirma Camelier .

O Salvador Saúde é uma iniciativa do Salvador Shopping em conjunto com o Hospital Salvador, que uma vez por mês traz médicos especialistas para o shopping com o objetivo de esclarecer e orientar a população gratuitamente sobre algumas doenças.

Serviço:

Salvador Saúde - Orientação e informação para o público sobre como parar de fumar e evitar o início do uso do cigarro

Data: 30/05/2008

Horário: Das 9 às 19 horas

Local: Praça de Serviços do Salvador Shopping - G1

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 2915, Caminho das Árvores - Salvador- BA

veja também