Teatro de fantoches ensina crianças a se alimentarem corretamente

Teatro de fantoches ensina crianças a se alimentarem corretamente

Atualizado: Quinta-feira, 12 Junho de 2008 as 12

Combater problemas provocados por alimentação inadequada entre as crianças, como a obesidade, com a utilização de teatro de fantoches. Esse é o objetivo do Comitê de Segurança Alimentar do Hospital Municipal da Criança (HMC), em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, que passará a adotar essa técnica junto aos seus pacientes mirins.

A ação, que será realizada mensalmente, terá início nesta quinta-feira, dia 12 de junho, às 14h, no corredor principal do hospital. "É muito comum observar mães oferecendo salgadinhos e doces às crianças, enquanto elas aguardam para passar na consulta. Por isso, decidimos chamar a atenção para os riscos que esses hábitos inadequados podem provocar à saúde de seus filhos", explica a técnica em nutrição do HMC, Anelisa de Oliveira.

Segundo a especialista, 50% dos pacientes com até 12 anos, que passam pelo ambulatório de nutrição do hospital, são obesos. Além disso, cerca de 30% das internações ocorrem devido a algum tipo de desnutrição. "Nosso objetivo é tentar reduzir esse quadro, resultado de uma alimentação inadequada", afirma.

O teatro de fantoches, criado pelos próprios funcionários do HMC, pretende abordar, de forma lúdica e educativa, a importância de refeições equilibradas. Durante a apresentação haverá explicação dos tipos de alimentos essenciais às crianças e distribuição de pratos à base de frutas.  

Fonte Maxpress

veja também