Televisão e iPad antes de ir para a cama podem perturbar o sono, diz estudo

Televisão e iPad antes de ir para a cama podem perturbar o sono, diz estudo

Atualizado: Sexta-feira, 1 Abril de 2011 as 11:55

Assistir à televisão, usar o iPad ou checar o e-mail antes de ir para a cama pode perturbar o sono, segundo um estudo publicado na segunda-feira (7) pela Fundação Nacional do Sono nos Estados Unidos.

A fundação, que anualmente realiza uma enquete sobre os hábitos do sono, avalia que 43% dos americanos entre 13 e 64 anos dizem que nunca ou raramente dormem bem à noite durante a semana.

O estudo revelou que o uso de aparelhos tecnológicos de comunicação antes de dormir é um fenômeno generalizado.

Dos ouvidos, 95% disseram que assistem à televisão ou utilizam algum tipo de aparelho eletrônico, como computador, console de videogames ou telefone celular, por pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

O telefone celular se transformou em um foco de alteração do sono, já que um em cada dez jovens entre 13 e 18 anos diz ser despertado todas ou quase todas as noites por uma mensagem de texto, uma ligação ou um e-mail.

Dois terços dos consultados assinalaram que durante a semana não conseguem dormir o que precisariam para ficar descansados.

A maioria disse que necessita entre sete e sete horas e meia de sono para sentir-se bem, mas dormem, em média, seis horas e 55 minutos.

"Enquanto essas tecnologias se transformaram em algo habitual, está claro que temos que aprender mais sobre seu uso apropriado e deixá-las à margem para ter bons hábitos de sono", indicou David Cloud, diretor da Fundação Nacional do Sono.

Outra das descobertas é que os americanos tiram pequenos cochilos durante o dia para combater o sono, além de beber bastante café.

Para a enquete, a empresa de consultoria WB&A Market Research ouviu 1.508 pessoas escolhidas ao acaso, com idades entre 13 e 64 anos  

veja também