Tenha uma alimentação mais saudável

Tenha uma alimentação mais saudável

Atualizado: Terça-feira, 4 Outubro de 2011 as 11:04

Desde que domesticamos os animais, há milhares de anos, temos usado o leite e os ovos como alimento.  

Hoje, os ovos de galinha e o leite de vaca são as opções mais comuns, mas também podemos apreciar ovos de pato, codorna e ganso, além de laticínios, como creme de leite, iogurte, manteiga e queijo, derivados do leite de ovelha, cabra ou búfala.  

A maioria de nós consome ovos e algum derivado do leite todos os dias. Esses produtos são muito ricos em termos nutricionais.

Com exceção do creme de leite, os laticínios e os ovos fornecem proteínas de alta qualidade, ou seja, proteínas que contêm todos os oito aminoácidos essenciais. A ingestão regular de proteína é necessária para garantir a boa saúde. Ovos são uma rica fonte de vitaminas A, B12, E e niacina, bem como de zinco, potássio, magnésio, cálcio, selênio e iodo. Também contêm ferro, embora não seja na forma que o organismo absorve com facilidade. Laticínios fornecem ácidos linolênicos conjugados, que protegem contra ataques cardíacos. Leite, iogurte e queijo são ricos em cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B, sobretudo a B2 e a B12. Também contêm um pouco de zinco e magnésio. Leite integral, creme de leite e vários tipos de queijo são ótimas fontes de vitamina A. Iogurtes apresentam grande quantidade de potássio e iodo.

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