Tensionar os músculos ajuda na dor e a resistir às tentações

Tensionar os músculos ajuda na dor e a resistir às tentações

Atualizado: Sexta-feira, 22 Outubro de 2010 as 9:13

Quer aliviar o desconforto causado por más notícias ou por sensações físicas desagradáveis? Tensione algum músculo por alguns momentos, como uma leve pressão nos pulsos, por exemplo. Parece simplista, mas a recomendação é resultado de um estudo conduzido pela Universidade de Singapura e pela Universidade de Chicago.

Segundo os pesquisadores, tensionar os músculos aumenta o autocontrole e a força de vontade.

Voluntários foram observados durante momentos de estresse em que situações desconfortáveis de longa duração trariam benefícios de longo prazo. Eles receberam ordens como mergulhar as mãos em água gelada, beber vinagre, assistir a vídeos com pessoas pedindo doações e resistir a junk food.

Os participantes que pressionaram algum músculo no momento em que precisavam resistir a alguma das ações demonstraram ter maior força de vontade. "Voluntários que foram instruídos a realizar a ação, independentemente do músculo apertado - mão, dedos, panturrilha ou bíceps, demonstraram grande habilidade para lidar com a dor, desconforto ou resistir a tentações", diz o texto do estudo, publicado no Journal of Consumer Research e tema de reportagem do jornal inglês Daily Mail.

A conclusão é a de que mente e corpo estão tão conectados e que um simples tensionar de músculo pode ser uma fonte não-consciente para aumentar a força de vontade.

veja também