Termina hoje primeira etapa da vacinação contra H1N1

Termina hoje primeira etapa da vacinação contra H1N1

Atualizado: Sexta-feira, 19 Março de 2010 as 12

O governo federal encerra nesta sexta-feira (19) a primeira etapa da campanha de vacinação contra o vírus da gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína.

Nessa primeira rodada, são imunizados a população indígena, considerada pouco resistente à doença, e os profissionais da rede de saúde - como equipes de limpeza, recepcionistas, motoristas de ambulância, médicos, enfermeiros e também integrantes de laboratórios e de grupos de pesquisa de campo.

A população em geral começará a ser vacinada a partir desta segunda-feira (22) em 36 mil postos distribuídos pelo país, segundo dados do Ministério da Saúde. A programação, como locais e horários, será definida pelas secretarias municipais e estaduais de cada região.

A previsão do governo é imunizar 91 milhões de pessoas até o dia 21 de maio.

Calendário de vacinação

Entre 22 de março e 2 de abril serão vacinadas pessoas que têm doenças crônicas como obesidade mórbida, diabetes, problemas respiratórios, cardíacos, hepáticos e hematológicos (de sangue).

Nessa época, serão vacinadas também as crianças que têm entre seis meses e dois anos e as mulheres grávidas - todas, em qualquer período da gestação, devem se vacinar.

Entre 5 e 23 de abril vai acontecer a imunização de pessoas entre 20 e 29 anos de idade. Os que estão na faixa entre 30 e 39 anos vão encerrar a campanha de vacinação - grupo deverá ser vacinado entre os dias 10 e 21 de maio.

Duas vezes

Vale lembrar que no período entre 24 de abril e 7 de maio vai acontecer a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que combate a gripe comum. As pessoas com mais de 60 anos que tiverem doenças crônicas também serão imunizadas para o vírus da H1N1.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também