Teste de saliva para vírus em crianças é eficaz

Teste de saliva para vírus em crianças é eficaz

Atualizado: Terça-feira, 21 Junho de 2011 as 11:02

Um novo exame oferece um método rápido, barato e altamente preciso para averiguar a citomegalovírus em recém-nascidos, que pode provocar perda permanente de cabelo, disseram pesquisadores na quarta-feira (15).

Apesar de um em 150 bebês nascer infectado com o citomegalovírus --conhecido como CMV e integrante da família de vírus do herpes-- exames atuais não são eficazes para avaliações generalizadas, dizem os cientistas.

O novo exame não exige a cultura de amostras de sangue; emprega saliva, facilmente obtida recolhendo do interior da boca do bebê.

Dos 17.662 recém-nascidos examinados, todos os 85 bebês identificados como infectados com CMV por um exame de sangue também foram identificados com o novo exame, relataram pesquisadores em um artigo no "The New England Journal of Medicine". Outros 17.327 recém-nascidos foram examinados com um exame de saliva diferente. Era discretamente menos preciso, detectando o CMV em 74 dos 76 bebês identificados por cultura.

Bebês infectados devem ser frequentemente monitorados e examinados por perda de cabelo, de modo que serviços de apoio sejam prestados, se necessário, disse Suresh B. Boppana, professor de pediatria da Universidade do Alabama em Birmingham e um dos autores do artigo.  

veja também