Teste de sangue descobre problemas de coração

Teste de sangue descobre problemas de coração

Atualizado: Quinta-feira, 9 Dezembro de 2010 as 8:52

Uma versão mais sensível de exame de sangue, geralmente usado para confirmar se alguém está tendo um ataque cardíaco, pode indicar se uma pessoa aparentemente saudável e de meia idade tem uma doença cardíaca e risco de morte. Essa é a conclusão de um estudo de pesquisadores da University of Texas Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que um teste novo, altamente sensível para uma proteína chamada troponina T (cTnT) poderia detectar a proteína em cerca de 25% das amostras de sangue fornecidas por mais de 3.500 pessoas.

O estudo também descobriu que pessoas com níveis detectáveis de troponina T têm cerca de sete vezes mais probabilidade de morrer dentro de seis anos de doença cardíaca, explica o professor de medicina James de Lemos, principal autor do estudo.

- Este teste é um dos preditores mais poderosos de morte na população em geral que temos visto até agora. Parece que quanto maior o seu troponina T, o mais provável é você ter problemas com seu coração, independentemente de seus fatores de risco.

Embora os trabalhos anteriores mostrassem uma associação entre níveis de cTnT e doença cardíaca, os testes padrão da proteína pode detectar cTnT em apenas uma porcentagem muito pequena da população, limitando a utilidade do teste para avaliar o risco em pessoas sem sintomas de doença cardíaca.

O teste mais sensível, porém, pode detectar os níveis circulantes da proteína em quase todas as pessoas com insuficiência cardíaca crônica e doença arterial coronária crônica, explica Lemos.

- Este teste parece identificar problemas cardiovasculares, que não foram previamente reconhecidos. Esperamos no futuro que seu uso seja capaz de evitar uma morte e invalidez por insuficiência cardíaca e outras doenças cardíacas.

veja também