Testes caseiros buscam público feminino

Testes caseiros buscam público feminino

Atualizado: Segunda-feira, 30 Maio de 2011 as 10:41

Na modalidade do "faça você mesmo" são os testes específicos para o público feminino.

"Nosso mercado é a mulher que gosta de assumir o controle de sua vida", diz a bioquímica Carolina Ynterian, diretora da Analitic, que produz a linha de testes Confirme.

Diagnósticos de fertilidade e menopausa são feitos com amostras de urina.

"O de fertilidade pode ser útil para casais que estão tentando engravidar", diz o ginecologista Newton Busso, da Santa Casa de São Paulo.

Mas ele questiona a utilidade do teste de menopausa. "O exame pode ser preciso, mas acho um equívoco fazer um teste, em casa ou no laboratório, de algo que você pode diagnosticar com exame clínico."

SEXO DO BEBÊ

Para engrossar o caldo, uma empresa lançou, no Brasil, um kit caseiro para descobrir o sexo do bebê. No site do produto, a descrição do teste diz que ele não tem fins diagnósticos e é isento de registro no Ministério da Saúde.

"Não conheço técnica para descobrir o sexo do bebê com amostra da urina da mãe", diz Busso. As grávidas também podem ter seu próprio ultrassom, para escutar os batimentos cardíacos do bebê. "Com um brinquedinho desses nas mãos, a grávida pode passar o dia inteiro ouvindo o bebê. Mas, do ponto de vista médico, não significa nada."    

veja também