Tire suas dúvidas sobre a realização de exames laboratoriais

Tire suas dúvidas sobre a realização de exames laboratoriais

Atualizado: Sexta-feira, 10 Junho de 2011 as 10:18

Tire suas dúvidas sobre exames laboratoriais e faça-os com toda segurança garantindo o melhor resultado

Principais dúvidas

Para realização dos exames solicitados, qual o material (urina, sangue, fezes) que deve ser coletado?

Para realização de qualquer exame é imprescindível que o material biológico seja adequado para aquele teste, pois os reativos químicos empregados são direcionados para a análise com as amostras indicadas. É importante pedir esclarecimentos sobre a necessidade do exame e orientações sobre os detalhes da verificação. Assim que tiver o pedido, procure se informar junto ao laboratório sobre o material e os preparativos do teste.

O jejum é obrigatório para realizar exame de sangue?

Para a coleta de material da maior parte dos exames de sangue, sim. Também por isso é importante consultar o profissional e o laboratório para receber as recomendações referentes a cada exame.

Como fazer o jejum para realizar exames de colesterol e triglicerídeos?

Para a realização desses exames, o ideal é ficar em jejum 12 horas e não fazer uso de bebidas alcoólicas pelo menos dois dias antes de colher o sangue.

Posso beber água antes da coleta de um exame?

Sim. A ingestão de água em quantidades normais não interrompe o jejum, nem altera os resultados dos exames que serão realizados. Em alguns exames, inclusive, a necessidade de tomar água é um dos preparos pedidos, como é o caso da ultrassonografia da bexiga. De qualquer forma é sempre bom consultar o profissional que solicitou o exame ou o laboratório onde o teste será realizado.

Os medicamentos que estou tomando podem interferir no exame alterando o resultado?

Muitos medicamentos interferem na realização dos testes laboratoriais, aumentando ou diminuindo o valor final do exame. Se por acaso o laboratório informar que o medicamento interfere no teste que irá realizar, o ideal será conversar sobre a possibilidade de suspender o uso deste remédio por um período antes da coleta do material para análise. Caso não seja possível, o laboratório e o profissional médico devem estar cientes desta informação, para que possam interpretar corretamente os resultados obtidos.

O consumo de bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames laboratoriais?

O álcool interfere no resultado do exame de sangue. O recomendado é evitar o consumo de bebidas alcoólicas pelo menos nos dois dias que antecedem a coleta do sangue.

A menstruação pode interferir alterando resultados de exames?

Pode interferir especialmente no exame de rotina de urina (EAS). O sangue que está sendo liberado na menstruação pode causar uma interpretação errada. O laboratório e até mesmo o clínico poderia entender que seria sintoma de um problema nas vias urinárias. Mas, se o médico solicitar que mesmo menstruada a mulher colha a urina para o exame, esta informação deverá ser repassada ao laboratório para que indique procedimentos específicos para a coleta do material biológico nesta situação.

Qualquer pessoa pode pegar o resultado dos meus exames de laboratório?

Não, a maioria dos laboratórios só entrega laudos para o paciente que fez o exame. Geralmente cobram a apresentação de algum documento com foto ou comprovante de realização, que garante a entrega a terceiros, se apresentarem um documento identificador. Mas, certos resultados, como Anti-HIV, só podem ser retirados por quem foi examinado.

Para maiores informações consulte seu médico.

veja também