Tire suas dúvidas sobre o que pode ser feito durante a gravidez

Dúvidas de grávida

Atualizado: Sexta-feira, 20 Abril de 2012 as 11:06

Muitas mulheres grávidas, principalmente as marinheiras de primeira viagem, possuem muitas dúvidas sobre o que pode ser feito durante a gravidez que não coloque em risco o bebê.

No geral não há muitas restrições dependendo da fase em que se está a gestação, porém para esclarecer as dúvidas mais frequêntes confira a listagem a seguir:

Banho de mar pode?

A praia está liberdada, ajuda a mulher relaxar e isso é muito positivo. O que não é permitido é fazer altos mergulhos e furar ondas pois o ideal é evitar o impacto da água sobre o ventre. Prefira lugares mais tranquilos e calmos para maior segurança.

Não permaneça com roupas úmidas pois elas favorecem a candidíase, problema bastante comum na gravidez. Reforce o protetor solar para evitar manchas na pele conhecidas como melasma e cloasma.

Café é permitido?

beber café é permitido desde que sem exageros, o limite é de 4 a 6 xícaras por dia. Cafeína em consumo moderado não traz problemas ao bebê mas em excesso pode causar complicações como restrição do crescimento do feto, parto prematuro e até aborto. Lembrando que chá preto, refrigerantes e chocolate entram na conta da quantidade diária de cafeína.

Tomar anestesia

Ao cuidar dos dentes, por exemplo, não há problemas em tomar anestesia desde que o dentista seja avisado sobre a gravidez. Em alguns casos em que é necessário reduzir sangramentos, os dentistas usam uma substância junto com a anestesia e ela pode elevar a pressão arterial, quem já tem problemas de pressão não deve se expor a essa substância.

Leia também

Alguns antibióticos podem reduzir até 50% do efeito da pílula

Tomar sol pode ajudar a aumentar fertilidade

Fazer depilação

Depilação com cera é permitida, não há nenhum componente que traga risco ao bebê o que é proibido é a depilação a laser. Como a pele fica mais sensível durante a gestação, é normal a mulher sentir um desconforto maior ao se depilar, principalmente na região da virilha. O método mais indicado é a cera porém ao invés de muito quente use-a morna.

Uso de acetona

Acetona é permitida, não traz riscos ao bebê, a única ressalva é que as grávidas não devem aspirar o produto, então, o ideal é mantê-lo longe do nariz ou usar um ventilador ao fazer as unhas.

Dormir de bruços

Não há proibição, porém a partir do quarto mês de gestação, o volume abdominal aumenta bastante e a própria mulher sentirá que a posição é desconfortável. O ideal é que ela adote a posição lateral esquerda, com a perna esquerda esticada e a direita dobrada para dormir. Usar um travesseiro pequeno entre as pernas e um grande para apoiar a barriga é uma boa dica. Assim, você evita dores musculares, melhora a circulação sanguínea e sente que o peso da barriga diminui.

Viajar de avião

Há permissão porém as empresas aéreas só permitem grávidas até o oitavo mês de gestação pois a partir daí as chances dela entrar em trabalho de parto em pleno vôo aumentam. Grávidas em situações especiais podem embarcar desde que apresentem atestado médico.

 

 

 

 

Com informações de Dicas de Mulher

veja também