Todas as gorduras fazem mal?

Todas as gorduras fazem mal?

Atualizado: Quarta-feira, 30 Janeiro de 2008 as 12

Nós todos sabemos que consumir gordura saturada em demasia pode levar a um aumento nos níveis de colesterol no corpo, provocando um efeito adverso na saúde coronária. As gorduras trans também podem elevar os níveis de colesterol e é aconselhável evitar alimentos ricos nessas gorduras - como fast food, comidas para viagem e biscoitos.

Gordura boa

De fato, algumas gorduras fazem bem à saúde. Gordura monoinsaturada e gordura poliinsaturada são consideradas gorduras "boas". Gordura monoinsaturada é encontrada em alimentos como abacate, azeite de oliva, óleo de canola e nozes. Gordura poliinsaturada é encontrada em óleos vegetais como os de girassol, milho, açafrão, algumas margarinas e em maioneses. Também é encontrada em linhaça, óleo de linhaça, óleo de canola, nogueiras e certos vegetais verdes e frondosos. Peixes oleosos como bonito, truta, salmão, sardinha e arenque também são fontes ricas em gordura poliinsaturada.

Gordura ruim

De maneira geral, quanto mais dura a gordura à temperatura ambiente, maior o conteúdo de gordura saturada, como por exemplos banha, manteiga e queijo. Portanto, é melhor evitar consumir esses produtos em grandes quantidades.

Cuidados

Se você consumir gordura "ruim" em demasia, a tendência é produzir mais colesterol do que seu corpo precisa. Colesterol é uma gordura produzida por nosso corpo. É necessário para o correto funcionamento do corpo e para a criação de certas vitaminas e hormônios. No entanto, se tivermos colesterol demais no corpo, este poderá se acumular nas artérias em torno do coração e afetar nossa saúde coronária. Especialistas acreditam que isso pode até acontecer com crianças a partir da idade de dois anos.

Boas notícias

As boas notícias são: os cremes vegetais contêm gorduras poliinsaturadas essenciais, têm baixo teor de gorduras saturadas e são livres de gorduras trans. Portanto, dá para você se sentir bem em relação ao que você está passando no seu pão!

Postado por: Claudia Moraes

veja também