Torne a água que você bebe mais saudável

Torne a água que você bebe mais saudável

Atualizado: Sexta-feira, 28 Maio de 2010 as 10:34

Que maravilha seria se você pudesse ter em sua casa uma água pura, cristalina, fresca como se fosse da nascente de uma montanha.

Mas como isso não é possível até porque, mesmo as águas dos locais mais preservados encontram-se, hoje, comprometidas, que tal produzir em sua residência uma água boa, especial para o equilíbrio do ser humano? Nosso corpo é composto de cerca de 70 % de água, e o cérebro, de 90%.

Depois do ar que respiramos, a água é o elemento mais importante para a nossa sobrevivência. Só para se ter uma idéia, para manter a saúde em ordem, deve- se ingerir cerca de dois litros de água por dia e, em dias de muito calor, pelo menos dois litros e meio.

Com o passar dos anos, o ser humano desidrata com mais freqüência e a necessidade de reposição é maior. Somente em certos momentos, sentimos muita sede e com isso bebemos água, principalmente após exercícios físicos ou em dias de muito calor.

Em geral, as pessoas só bebem água quando já estão bastante desidratadas, já que a sede é indício de que sua reserva está em baixa.  

Diante da correria do dia a dia, as pessoas se esquecem de tomar água e se acostumam com isso, deixando de perceber se estão ou não tomando a quantidade necessária para a sobrevivência saudável.

Muitos substituem a água pelos refrigerantes, chás, cervejas, acreditando que a hidratação e a reposição de nutrientes e sais minerais será a mesma, o que é um verdadeiro equívoco.

Quantidade ideal

O ideal seria fazer uma rotina, inclusive anotando a quantidade de copos de água consumidos, para que o costume permaneça diário.

Ao se beber um copo de água, mesmo sem sentir sede, a quantidade deve ser de 250 ml para perfazer um litro com quatro copos. Se o copo for de um volume muito menor, dificultará a contagem.  

Para ter acesso a uma água de qualidade em sua casa, fique atento as dicas:

- Para se obter água em condições mais favoráveis, ela deve ser bem filtrada. Todo filtro para realizar um bom trabalho, deve ser limpo ou substituído de a cada dois ou três meses no máximo.

- Fique de olho na qualidade dos filtros. Geralmente não se dá muita atenção a isso, mas se um filtro, após algum tempo de uso, não ficar com uma camada de impurezas no seu elemento filtrante, é porque não está cumprindo bem o seu papel. A dica é optar pelos filtros de porcelana ou de vela, como são chamados, são muito bons, assim como os que possuem retro limpeza.

- Não se deve colocar a água para beber em garrafas plásticas, pois com o tempo o plástico libera a substância Bisphenol-A (BPA) muito prejudicial ao nosso equilíbrio. A água na jarra ou em filtro de cerâmica (antigos filtros de vela) decanta, e algumas impurezas ficam no fundo.  

- Outro item importante para deixar sua água mais saudável, é colocar uma palavra escrita em uma tira de papel presa pelo lado de fora da jarra, com fita adesiva. Podem ser escolhidas as palavras amor, generosidade, apreço, perdão, carinho, luz, entre outras. De acordo com o Dr. Massaru Emoto, que pesquisou extensivamente a água do planeta e as formas de energia que afetam sua qualidade, a força das palavras escritas em um papel modifica as estruturas geométricas nos cristais de água, tirando dela as energias negativas.

- Antes de finalizar, vale lembrar que além do papel preso na jarra, antes de beber a água, o pensamento deve ser fixado nas palavras escolhidas para que a mente possa dinamizar e potencializar a modificação dos cristais. Esta água, agora com a modificação em seus cristais para melhor, é mais eficaz para a saúde e bem estar das pessoas. Aproveite!

Por Walter Alexandre

veja também