Transforme a vitamina de frutas na aliada perfeita para o verão

Transforme a vitamina de frutas na aliada perfeita para o verão

Atualizado: Sábado, 19 Dezembro de 2009 as 12

Com a temperatura dos termômetros chegando às alturas, a melhor maneira de se refrescar é buscar aliados no combate ao calor. Prática de fazer, nutritiva e bastante saborosa, a vitamina de fruta, à base de leite, ganha força no cardápio da dieta, além de ser uma ótima combinação para hidratar.

"No verão, suamos mais, sendo necessário repor água, vitaminas e minerais", explica a nutricionista da Consultoria RG Nutri, Cibele Crispim. "O leite já possui grande quantidade de água e, aliado à fruta, este volume fica ainda maior." A seguir, a nutricionista oferece cinco ótimos motivos para apostar na bebida turbinada, sem cair na mesmice de sempre provar o mesmo sabor.

1.O leite precisa estar no cardápio

Com o calor, bebidas quentes, que normalmente levam o leite, como o achocolatado e o cappuccino, são deixadas de lado para darem lugar a líquidos mais refrescantes. Porém, como salienta a nutricionista, é necessário buscar formas de repor o consumo do leite, que acaba caindo durante o verão. "O leite possui o cálcio, que beneficia os ossos, e estudos recentes mostram que previne a obesidade e doenças do coração", explica.

2. Versatilidade e inúmeras combinações

Maçã, morango, abacaxi, manga ou maracujá, as vitaminas variam de acordo com o gosto de freguês. E, de acordo com a nutricionista, o ideal é colocar três frutas de cores diferentes na vitamina para ampliar a variedade de nutrientes. "Uma vitamina de morango, banana e maçã possui licopeno e potássio", explica.

3.Não precisa se concentrar somente nas frutas

Vá além delas. A nutricionista explica que é possível combinar a bebida com gengibre, castanha do Pará e até com verduras. A nutricionista sugere as seguintes combinações: leite, manga e gengibre ou leite, morango e castanha do Pará.

A nutricionista lembra que não existem muitas frutas verdes, que são ricas em flavonoides (Vitamina K e Vitamina E). Para equilibrar as vitaminas, use salsinha, rúcula e mostarda nas combinações. "Porém, vale lembrar que a quantidade deve ser pequena, apenas uma folha", recomenda a nutricionista.  

4.Perfeita para quem tem pressa

As vitaminas também são aliadas deste momento. A nutricionista afirma que é perfeita para quem tem uma rotina corrida. "É a chance de colocar vários nutrientes em uma mesma preparação", afirma Cibele.  

5.Combinações de verão

Com o suor aparecendo a cada segundo, a perda de água e sódio aumenta. Como lembra a nutricionista, o leite é um dos alimentos que diminui esta perda. Além disso, vale apostar em determinadas frutas, mais refrescantes, para combinar com a vitamina. "Frutas cítricas, como abacaxi, laranja e tangerina, são fortes aliadas do verão", completa.

Receitas

Vitamina de banana e maçã

Calorias:118,2 calorias

Ingredientes

- 1,5 copo (requeijão) de leite desnatado

- 1 unidade de banana prata picada

- 1 maçã picada

- Canela em pó a gosto

- 1 colher (sobremesa) de mel

Modo de Preparo

Bata o leite desnatado, a banana, a maçã e o mel no liquidificador. Coloque em um copo e polvilhe canela em pó.

2. Vitamina de ameixa e coco

Calorias: 240 calorias

Ingredientes

- 1,5 copo (requeijão) de leite desnatado

- 1 pote de iogurte de coco

- 2 ameixas secas sem caroço

- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos

- Adoçante a gosto

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Sirva em seguida.

3. Vitamina de mamão e maçã

Calorias: 257 calorias

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de leite de soja

- 1 fatia fina de mamão papaya

- 1/4 da unidade de maçã

- 1 banana maçã

- 1 colher (sobremesa) de aveia em flocos

- 2 unidades de castanha de caju

- 1 unidade de castanha de caju picada

-Adoçante a gosto

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o leite de soja, o mamão, a maçã, a banana maçã, a aveia e as 2 unidades de castanha de caju. Coloque em um copo grande e polvilhe a castanha picada.

veja também