MENU

Saúde

Tratamento para depressão em adolescentes tem benefícios duradouros

Tratamento para depressão em adolescentes tem benefícios duradouros

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Um dos temores de quem sofre de depressão é voltar a apresentar a doença assim que o tratamento é encerrado. Mas um estudo realizado por médicos da Duke University Medical Center, na Carolina do Norte, nos EUA, e publicado do "American Journal of Psychiatry", mostra que os benefícios conseguidos em tratamentos para depressão realizados por adolescentes continuam anos após seu final.

Os 327 jovens que participaram do estudo receberam tratamento por 36 semanas e depois foram acompanhados por mais um ano. Os autores do estudo concluíram que os benefícios do tratamento, como a diminuição dos níveis de depressão e dos pensamentos suicidas, persistiram por muito tempo após o final da terapia. Da mesma maneira que houve uma melhora significativa nos sintomas clínicos da depressão.

O estudo, batizado de Treatment for Adolescents with Depression Study (TADS), utilizou os três tipos de tratamentos mais comuns utilizados para tratar depressão em adolescentes: o antidepressivo Prozac (fluoxetina), Terapia Cognitiva Comportamental e a combinação das duas técnicas. E também usou o placebo (pílula sem efeitos medicinais) para o grupo de controle.

"Ao contrário dos tratamentos curtos, em que a regra é os pacientes piorarem depois de ter alta, o tratamento longo do TADS foi associado a benefícios duradouros", afirma John March, responsável pela pesquisa.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições