MENU

Saúde

Tratamentos para depressão podem ajudar as mulheres a emagrecer

Tratamentos para depressão podem ajudar as mulheres a emagrecer

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Trate a depressão e emagreça: um novo estudo relaciona tratamentos para depressão ao aumento da atividade física e consequente perda de peso em mulheres.

- O aumento da atividade física leva à melhora na depressão e vice-versa, mas ainda não sabemos qual causa o quê - diz o pesquisador Gregory Simon, do Instituto de Pesquisas de Saúde, em Seattle.

O novo estudo cita pesquisas anteriores que mostram que ter um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30 - classificado como obeso - aumenta o risco de depressão de 50% para 150%.

Os pesquisadores avaliaram 203 mulheres entre 40 e 65 anos com IMC de 38,3. As participantes foram submetidas a testes de peso, nível de depressão, atividade física e ingestão de comida.

Depois, as mulheres foram divididas em dois grupos: um com objetivo de perder peso e outro focado na perda de peso e na depressão. As duas intervenções incluíram até 26 sessões de grupo ao longo de um ano e os pesquisadores acompanharam os participantes aos 6 meses, 12 meses e 24 meses depois do registro.

As mudanças mais significativas aconteceram nos primeiros seis meses e permaneceram estáveis. Entre as mulheres que tinham pelo menos 1,5 ponto decrescente na Lista de Sintomas para Escala de Depressão Hopkins, 38% perderam pelo menos 5% de peso. Os pesquisadores então compararam este resultado com 21% das mulheres que perderam o mesmo percentual de peso mas não tiveram diminuição ou aumento da depressão.

- A maioria dos programas de emagrecimento não prestam atenção ao tratamento de depressão - acredita Babak Roshanaei-Moghaddam, doutor do departamento de psiquiatria e ciências comportamentais da Universidade de Washington. - Este estudo ressalta a importância do diagnóstico de depressão em programas que podem potencializar o bem estar físico e psicológico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições