Tratamentos preventivos significam melhoria na qualidade de vida

Tratamentos preventivos significam melhoria na qualidade de vida

Atualizado: Quarta-feira, 18 Junho de 2008 as 12

Um assunto que preocupa todo brasileiro é a saúde. Todos buscam qualidade de vida, mas nem sempre mudam a rotina por conta disso. Cansaço, estresse e falta de tempo são algumas das justificativas para não se exercitar e não cuidar adequadamente da alimentação e do sono. Muitas vezes, um simples exame de rotina poderia solucionar futuros problemas de saúde.

Em decorrência dessa falta de tempo para cuidar de si mesmo, algumas seguradoras têm desenvolvido projetos de prevenção para os segurados. Com base em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pelo menos 5% das seguradoras têm ações práticas ou iniciaram programas de prevenção, com rastreamento e gerenciamento de condições crônicas (diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras) de forma que possam inibir o avanço da doença, proporcionando melhor qualidade de vida às pessoas.

"É muito importante fazer exames de rotina a fim de prevenir futuras doenças e tratar daquelas que estão em fase inicial de desenvolvimento", explica o médico Henrique Oti Shinomata.

O médico lembra ainda que cuidar da saúde é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país. A saúde não é custo e sim um investimento para o país, para a empresa, para o cidadão. "A intenção é manter a saúde dos pacientes e não apenas cuidar dela. Através de medidas preventivas, pacientes ganham qualidade de vida, há um aumento do capital humano do país e conseqüentemente o seu crescimento", finaliza Shinomata.

veja também