Tratar câncer de mama com congelamento pode ser alternativa de cura

Tratar câncer de mama com congelamento pode ser alternativa de cura

Atualizado: Quarta-feira, 17 Março de 2010 as 12

Um estudo da Society of Interventional Radiology's, dos Estados Unidos, pesquisadores foram capazes de destruir células do câncer de mama por meio do congelamento do tumor a partir da técnica chamada de crioterapia usando a tecnologia de imagem-guiada.

Com a ajuda de sondas em forma de agulha, os médicos inserem gás de baixa temperatura que atinge os tumores e os congela.

A pesquisa envolveu 13 mulheres, que foram submetidas ao procedimento. Cerca de 18 meses depois, todas as pacientes estavam vivas e sem evidência clínica de recorrência do câncer. As pacientes tinham um total de 25 tumores, com tamanhos que variavam de 0,5 a 5,8 centímetros. A técnica provou ser eficiente em todos os 13 casos, independentemente do tamanho do tumor.

O procedimento

A tecnologia de congelamento usa anestesia local com sedação leve. Depois disso, uma média de três sondas por tumor é guiada, por meio de ultra-som ou ultra-sonografia computadorizada, até o local do tumor. As sondas produzem "bolas de gelo" que variam de dois a dez centímetros, dependendo do tamanho do alvo.

Após o procedimento, as pacientes relataram dor mínima e grande satisfação com os resultados estéticos do tratamento, já que não foi necessário nenhum tipo de cirurgia de remoção. Além disso, em seis meses a cura da área congelada foi completa, na maioria das pacientes.  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também