Trem-bala com linha mais longa do mundo circulará na China em 2012

Trem-bala com linha mais longa do mundo circulará na China em 2012

Atualizado: Terça-feira, 27 Outubro de 2009 as 12

O trem de alta velocidade Pequim-Xangai --a rota mais longa do mundo, com 1.318 quilômetros de extensão--, deverá começar a operar em 2012, anunciou nesta terça-feira a imprensa oficial chinesa.

A construção já entrou na fase final e estará concluída em 2011, indicou o jornal "China Daily", a propósito da conclusão de uma ponte com um arco de 108 metros nos arredores de Xangai, há cerca de um mês.

"Cerca de mil operários trabalharam 24 horas por dia, sete dias por semana, para garantir que o prazo seria cumprido", indicou o periódico.

O trem-bala vai encurtar para apenas cinco horas (metade do melhor tempo atual) a viagem entre as duas principais cidades chinesas. Além disso, é a mais cara obra de infra-estrutura em 60 anos de governo comunista.

Orçada em 220,9 bilhões de yuans (R$ 56 bilhões), a linha Pequim-Xangai terá capacidade para transportar anualmente 80 milhões de passageiros e mais de 100 milhões de toneladas de carga, segundo o ministério chinês das Ferrovias.

A China pretende construir nos próximos três anos 13 mil quilômetros de trens de alta velocidade, mais do que a rede existente atualmente no mundo.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também