Um copo de chá verde ao dia ajuda a combater câncer de pulmão

Um copo de chá verde ao dia ajuda a combater câncer de pulmão

Atualizado: Quarta-feira, 13 Janeiro de 2010 as 12

No title O chá verde pode diminuir os riscos de câncer do pulmão em fumantes e o avanço da doença. É o que sugere um estudo recente feito pela pesquisadora taiwanês I-Hsin Lin, da Chung Shan Medical University, em Taiwan. Segundo a pesquisadora, os resultados são visíveis principalmente em fumantes que não são geneticamente suscetíveis ao aparecimento de câncer.

A diminuição dos riscos ocorre por conta dos antioxidantes presentes no chá, que impedem o desenvolvimento de células infectadas. O estudo analisou 170 pacientes com diagnóstico de câncer pulmonar e 340 pacientes saudáveis.

Os pacientes descreveram seus hábitos de fumo de cigarro, de ingestão de chá verde e também como era o seu estilo de vida nos cinco anos anteriores à doença.

Após esse questionário, os pacientes foram submetidos a um teste de genótipo, que identificaria possíveis genótipos relacionados ao risco de câncer.

Os participante não-fumantes do estudo que não consumiam chá verde apresentaram cinco vezes mais riscos de desenvolver câncer de pulmão que aqueles que consumiam pelo menos um copo de chá verde por dia.

O risco subiu em treze vezes para os fumantes que não consumiam o chá.

veja também