Um de cada cinco transplantados em SP são de outros Estados

Um de cada cinco transplantados em SP são de outros Estados

Atualizado: Quarta-feira, 7 Julho de 2010 as 8:44

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que um em cada cinco pacientes transplantados em hospitais paulistas são residentes em outros Estados brasileiros.

O estudo foi baseado nos dados de 7.580 transplantes de doadores falecidos realizados em São Paulo durante o ano passado, incluindo órgãos e córneas -consideradas tecidos.

Entre todos os procedimentos, 1.632 realizados em São Paulo em 2009, ou 21.5%, beneficiaram pacientes que moram em outros Estados. De acordo com o órgão, a legislação brasileira permite que residentes de um Estado possam ser inscritos na lista de espera de outras localidades.

Segundo a secretaria, dos 1.632 transplantes, 619 beneficiaram pessoas do Rio de Janeiro; 315, de Minas Gerais; 101, da Bahia; e 55 de Goiás. Todos os Estados e o Distrito Federal tiveram pacientes beneficiados por transplantes realizados em hospitais de São Paulo.

No caso de transplantes de pâncreas, 46,5% dos pacientes que receberam o órgão em hospitais paulistas moravam em outros Estados. A situação foi a mesma para 24,7% dos transplantados de córneas; 24,7% dos que receberam transplante simultâneo de pâncreas e rim; 18,1% dos transplantados de fígado; 12,5% dos que receberam um pulmão; 10,8% dos que ganharam um novo coração; e 6,1% daqueles que receberam um rim.

veja também