Um em cada cinco americanos sofre de doença mental, diz estudo

Um em cada cinco americanos sofre de doença mental, diz estudo

Atualizado: Segunda-feira, 22 Novembro de 2010 as 9:08

Um em cada cinco americanos - ou 45 milhões de adultos - sofreu algum tipo de doença mental no ano passado, revelou uma pesquisa governamental, esta sexta-feira (19).

A faixa etária de 18 a 25 anos revelou-se como aquela com o maior número de incidências de doenças mentais, e as mulheres demonstraram ser mais afetadas que os homens, disse Peter Delany, diretor de pesquisa de comportamento do Departamento de Saúde.

"Uma em cada cinco pessoas sofreu uma doença mental no ano passado. É muita gente", disse Delany à AFP.

Um em cada 20 indivíduos, ou 4,8% da população, sofreu uma doença mental séria.

Delany descreveu como "significativa" a descoberta de que 30% das pessoas do grupo de 18 a 25 anos reportasse sofrer algum tipo de doença mental na pesquisa, que se baseou em respostas dadas em 2009.

"É gente que está indo à universidade. Gente que será a força de trabalho. Estes são os indivíduos que estão se casando e começando a formar famílias", disse Delany.

Em geral, as mulheres têm mais chances que os homens de experimentar doenças mentais, com uma taxa de 23,8% para elas contra 15,6% para eles.

Delany disse que a pesquisa não estabelece o que poderia causar esses percentuais na população, mas que a descoberta é consistente com a maior parte da pesquisa clínica atual.

O cientista disse que o estudo compilou as respostas de 68 mil pessoas de 12 anos ou mais que não estavam morando em instiuições de saúde, não eram moradores de rua, presos ou membros do exército americano.

veja também