Um em cada três atletas de 10 a 12 anos está acima do peso

Um em cada três atletas de 10 a 12 anos está acima do peso

Atualizado: Sexta-feira, 7 Maio de 2010 as 1:37

Em um grupo de jovens que praticam um campeonato de futebol, é de se esperar que todos estejam em forma. Mas a realidade é um pouco diferente. Segundo estudo entre os participantes de uma copa infantil, 26% dos atletas de 10 a 12 anos estavam com excesso de peso.

Para o pediatra nutrólogo Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo, e para a Nutricionista Gabriela Ghedini, coordenadora de campo do projeto, o "número elevado de crianças com sobrepeso se deve à falta de regularidade na prática de exercícios físicos".

Diferenças regionais

Enquanto Belo Horizonte apresentou as melhores taxas de IMC (Índice de Massa Corporal), com apenas 18,7% dos atletas com excesso de peso, a capital gaúcha concentrou a maioria dos obesos, 33,7% estavam acima do limite.

Em Curitiba, 21% tinham excesso de peso e 12,3%, risco para baixo peso. Já o Rio de Janeiro registrou 30,6% de jovens com excesso de massa corporal.

Fortaleza registrou a maior porcentagem de jogadores em risco para baixo peso (18,4%), mas o número de jovens acima do limite foi alto, 28,3%. Em São Paulo, 26,4% dos atletas estavam com excesso de peso.

A Copa das Nações da Danone é reconhecida pela Fifa e conta com mais de 2,5 milhões de crianças de 40 países. A pesquisa foi feita com cerca de 5000 jogadores da etapa brasileira.

veja também