MENU

Saúde

Urinar na piscina pode comprometer sistema respiratório

Urinar na piscina pode comprometer sistema respiratório

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03

Praticar atividade física na piscina ou garantir um tempo de lazer, é sempre relaxante e faz bem para o corpo. Em certos momentos podemos nos deparar com situações nada higiênicas, como algumas pessoas terem o hábito de fazer xixi na água. Segundo pesquisadores chineses, alertam que o hábito de fazer xixi na piscina pode causar problemas de saúde, incluindo dificuldess respiratórias. Isto porque a urina misturada ao cloro faz com que processos químicos causem prejuízo ao corpo. As informações foram divulgadas através do jornal "Daily Mail".

piscina
"Se os nadadores pararem de urinar nas piscinas, a qualidade da água e do ar melhoram muito independente dos outros tratamentos convencionais que a piscina recebe", explica o cientista responsável pelo estudo, da China Agricultural University.
 
Os pesquisadores ainda analisaram mostras da água de diversas piscinas e, em contato com produtos químicos, mostravam quais tinham suor e urina. Aquelas que tinham ácido úrico reagiram de forma severa com o cloro usado na limpeza das águas, dando origem à moléculas de cloreto de cianogênio, composto que pode afetar pulmão, coração e sistema nervoso central, caso seja inalado.
 
De acordo com estudos anteriores, havia ainda  ligação entre este composto químico ao comprometimento da função do pulmão em nadadores adultos, além de coceira nos olhos, coriza e perda de voz.
 
 
Com informações de: Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições